domingo, 25 de agosto de 2013

As sensibilidades e os blogues

Se fosse mais nova faria um estudo sobre os blogues com carácter pessoal, aqueles que, em geral, falam da própria pessoa, da sua vida, do seu dia-a-dia e também tecem considerações sobre o que se vai passando, com maior ou menor interesse. As motivações dos seus autores são as mais dispares, mas encontro um elo comum a todos eles, quererem focar a atenção dos leitores neles próprios, uma espécie de narcisismo camuflado, que é hoje apanágio de muitos programas dos media, romances ou páginas do Facebook.

Poucos blogues leio, nem meia dúzia, e só me interessam verdadeiramente uns três, ou porque sou amiga dos autores ( caso da minha Amiga Regina ou do meu Amigo Pedro) ou porque admiro um pouco a pessoa em questão ( HSC) ou porque têm óptimas fotografias, algo que muito aprecio, quase independentemente da pessoa que o escreve. De resto ignoro a blogosesfera e tenho pouco tempo para lhe dedicar. A maioria são "hinos ao ego". O meu também o será.


Costumo ler um blogue chamado Assim na Terra como no Céu, cujo autor já foi meu Amigo, mas deixou de o ser de pé para a mão, e aprecio nele, em especial, as fotos magníficas que coloca com esmero e cuidado, dado que é um fotógrafo exímio e possui uma câmara de alto gabarito, segundo o próprio me descreveu. Nem sempre compreendo os textos ou os acho interessantes. Deixei de os comentar por uns tempos.

Há dias resolvi escrever-lhe um email, criticando, ironicamente, mas sem maldade, as suas andanças por Paris descritas no blogue. O email era mais que privado, algo que nunca escreveria no seu blogue, pois não interessava a mais ninguém. Mas o visado resolveu expor-me e publicou o email para que os leitores possam aferir do meu discernimento.

Emails não são para se publicar em blogues. Fazê-lo só revela falta de ética e de senso, um certo narcisismo, "fishing for compliments" ( grangear de adulação), que não esperava de tal pessoa.

Lamento muito que o tenha feito.

Sei que não me vai responder aqui, nem sei se publicará o meu comentário no seu blogue onde assumo ter escrito o que escrevi ( duvido muito),  mas aqui fica o reparo.

A blogoesfera tem destas coisas. Há que estar atento.


Sem comentários:

Enviar um comentário