domingo, 18 de agosto de 2013

Da praia da Luz à praia dos Ingleses

Uma e outra são praias dos Ingleses, uma "efectivamente" (...) outra só de nome. Gosto de ambas, no verão e no inverno, com sol, sombra, neblina ou mesmo vento.


Na praia da Luz do Algarve sinto-me privilegiada, como já muitas vezes afirmei aqui. Sinto-me em família alargada...

Na dos Ingleses da Foz, sobretudo ao domingo, como hoje, sinto-me como mais uma pessoa, uma "portuense" igual a todas as outras que amam o mar. A minha filha comunga dos mesmos prazeres que eu.
Não me deito na areia porque não posso, mas procuro a esplanada, donde avisto todo o areal e as rochas tão típicas da Foz, as famílias felizes, os petroleiros a passar ao longe, o Farol de Felgueiras e a ponta do novo molhe. É um quadro que nunca pintarei, mas vive na minha mente há muito tempo e do qual não me posso desligar.



Identifico-me quase totalmente com dezenas de veraneantes, nacionais e estrangeiros que procuram uma praia de bandeira azul para passarem umas horas. É fantástico poder usufruir exatamente das mesmas benesses a 600kms de distância e... aqui à beira de casa -  a 7 km da minha porta. O autocarro leva 10 minutos e tem sempre lugar...


O mar, sempre o mar...que me fascina e nunca me cansa; sou capaz de estar horas a contemplar as ondas a ir e vir, numa toada envolvente e embaladora.
O mar acalma-me, o azul é indescritível e hoje parecia quase tinta acrílica, é um bálsamo para os nossos olhos, cansados de barreiras de betão.
Azul e verde, cores frias que nos aquecem a alma.


Fotografo cenas de praia como há dias lá em baixo. Em nada diferentes...pessoas felizes sem histórias para me contar. Só a minha imaginação mas concede. Na minha mente têm nomes e amam o mar.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário