segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Celebra-se hoje.

Todos os dias o são, pois, em todos eles, se tiram milhões de fotos por este mundo fora e, com a expansão das técnicas digitais, não há bicho-careta que não faça dessa Arte um hobby.

O meu filho mais velho diz que fotos sem pessoas não têm interesse. Talvez seja exactamente o contrário daquilo que penso. Gosto de fotos de lugares, mais do que de caras ou de gente. Concordo que pode haver belos retratos e péssimas paisagens, mas também o seu contrário é real. E a paisagem não faz poses, oferece-se tal qual é.

Nunca tiro fotos por tirar...e também nunca levo demasiado tempo a preparar as fotos. Faço-o com gosto e um pouco por vício. Fico frustrada se vou a um local e não levo a máquina, como aconteceu na nossa ida a Castelejo no dia dos anos da minha nora. Estive sempre infeliz por não poder perpetuar mais uma vez a beleza daquela praia...

Escolhi de entre milhares de fotos que tenho a que me pareceu melhor em termos gerais.

Pode não agradar a toda a gente....mas eu gosto dela!

Foi tirada nos Açores, na Lagoa do Fogo, numa manhã de nevoeiro denso. Tem beleza e mistério.

É uma boa homenagem à FOTOGRAFIA!



Lagoa do Fogo- S. Miguel - Abril 2013

4 comentários:

  1. Olá Virgínia,
    A foto é de facto uma bela homenagem ao dia. Eu agora também me dedico mais à fotografia pois comprei há uns mese uma Reflex Nikon, das mais baratas, numa promoção. Então, achei um "crime" ter uma máquina destas só para usar em modo automático. Inscrevi-me, em boa hora, num Curso Básico de Fotografia de 55 horas, uma vez por semana. Adorei!Um ambiente tão bom que ficamos todos amigos e a combinar saídas pelo Porto para fotografar a cidade. Agora só me preocupo com o ISO, diafragmas e velocidade do obturador( ah,ah.ah...)=)
    Claro que só com a experiência se vai aperfeiçoando.
    Só para informação, foi no CONTAGIARTE,muito perto da Praça da República, Porto.
    Mas a Virgínia não precisa. Tem cada foto que até eu acho que nunca vou conseguir...
    Bjinhos da Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  2. Querida Geninha,

    Já estive várias vezes para me inscrever em cursos e acabo por ter medo....medo de perder a minha ingenuidade a tirar fotos. Em tempos programava a máquina - uma Olympus e depois uma Canon EOS - e sabia alguma coisa sobre fotografia. Ainda tenho aqui fotos belas tiradas com essas máquinas. Desde que tenho digitais, uso quase sempre o automático, mas tenho muito cuidado no enquadramento da foto. Nisso sou muito exigente. Tb aperfeiçoo as fotos depois no computador por meio do Picasa da Google que é grátis e perfeitamente ao alcance de qualquer amador. Adoro tirar as fotos e adoro manipulá-las.
    Obrigada pela informação, pode ser que depois de acabar o meu projecto para o secundário, me dê nas ganas de fazer algo no género. Tb tenho muitos amigos fotógrafos do Woophy. São formidáveis e organizam n meetings em todo o mundo, só que eu estou cada vez pior do meu joelho e não consigo andar mais do que 100m:))

    Obrigada pelo comentário, já tinha saudades! Bjinho da Luisa e outro meu.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto da fotografia. Ainda mais a aprecio porque a minha habilidade é nula, para além de nunca me ter dedicado ao estudo da técnica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

  4. Não é obrigatório tirarmos todos fotografias. Por vezes até tenho pena de estar obcecada com o video e não gozar do momento - num concerto dos meus filhos e neto, por exemplo - mas depois tenho o prazer de rever vezes sem conta esse momento.

    Bjo

    ResponderEliminar