terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Love yourself

Tratar de nós próprios faz bem.
A tudo.

Cheguei à conclusão de que a fisioterapia é mesmo a única terapêutica que altera o meu estado geral e corrige as falhas físicas de que vou padecendo cronicamente.
Nunca fui pessoa hipocondríaca, pelo contrário, tinha a mania da saúde e era raro queixar-me, talvez para contradizer o meu ex- que sofria de tudo desde miúdo e que se queixava permanentemente de todos os males e de mais algum…:). Vendia saúde, pensava eu.

Hoje está um dia daqueles em que nem apetece sair da cama: cinzento, chuvoso, ventania e frio. Tudo junto, os ingredientes ideias para a depressão.

Mas sinto-me bem depois duma hora em que fui mimada por uma fisioterapeuta aqui da Vita Clinic, que fica mesmo por baixo da minha casa: crioterapia, termo terapia, massagens ao joelho e às costas, ginástica moderada. A conversa é estimulante, a companhia sempre simpática e os resultados parecem sentir-se imediatamente. Ainda por cima, tem uma comparticipação de 80%. Já que pagamos tanto de ADSE, mais vale aproveitar as benesses.

A acupuntura, que tentei em Maio, foi uma grande desilusão, nada adiantou e deixou-me marcas no corpo que nunca mais desaparecem. Não a aconselho a ninguém, confesso que foi dinheiro mal gasto e muito embora a pessoa que ma administrou não deixe de ser meu amigo, confesso que esperava mais desse tratamento. Os resultados foram nulos e não há comparticipação, nem sequer  desconto no IRS.

Se um dia ficar sozinha aqui no Porto, passarei umas tardes num health clube ou piscina, onde trate de mim própria, coisa que nunca fiz até aos 50 anos...penso que será a melhor maneira de ir vivendo com mais alegria...e poupando preocupações aos filhos e netos.

Hoje juntei dez quadros meus que vou oferecer para serem vendidos na tal associação de que vos falei, assim como uma dúzia de peças de roupa que não uso, nem os meus filhos, um saco de DVDs e ainda alguns livros.

O meu cunhado vem buscá-los e leva-os para Coimbra. Quem me dera que ele tivesse uma camioneta, despejava metade da minha casa, fui sempre mais de dar do que de guardar.... livros, CDs, DVDs devem-se ler ou ver e dar aos outros...não temos tempo na vida para ler e reler ou ver filmes mais duma vez ( a não ser os especiais) e hoje em dia, pode-se descarregar tudo no laptop sem pagar nada... :) Ainda ontem estive a selecionar musica do meu I'Tunes, que está cheio de canções e música clássica maravilhosa...há filmes na totalidade no Youtube, para quê comprar DVDs??

Hoje reparei que as cameleiras já estão cheias de flores aqui no Botânico. Mesmo com chuva, elas brotam. Também renascem todos os anos...é sinal de revitalização,  a delas e, sem dúvida, a  nossa.

4 comentários:

  1. Também acho que devemos tratar de nós porque é muito importante sentirmos que ainda estamos vivas e autónomas. Eu, principalmente, porque a Virgínia é muito nova.
    Também já fiz muita fisioterapia,ginástica,hidroterapia, banhos turcos, sauna, etc. Mas agora ando com uma preguiça terrível e desisti de tudo isso. Apenas faço algumas caminhadas pois, felizmente, apesar da fragilidade dos ossos ainda não tenho muitas dores.
    Quando vier a Primavera pode ser que retome algumas dessas atividades. Quanto à acupunctura e homeopatia sempre considerei pseudociência e portanto nunca me submeti a tratamentos desses.

    Um beijo com o desejo de que melhore depressa do problema com o seu joelho.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Graciete.
    Sou muito nova? Era bom, era…no teste do Facebook, deram-me 38 anos, mas não quereria voltar a essa idade, foram talvez os anos mais infelizes da minha vida, sem ninguém para me ajudar e com três filhos pequeninos!! Estou bem melhor agora, sinto-me bastante livre e não foram estes achaques, seria a mulher mais feliz do mundo !!
    A preguiça acontece no inverno, mal o sol desponta, já nos apetece fazer muito mais coisas, sobretudo quando as tardes são grandes. Coragem, Graciete, sei que é Mulher e tanto!!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. É isto mesmo! Continue a pensar dessa forma!
    Ontem não me encontrei no meu melhor. Culpamos o tempo atmosférico. ..Em certa medida tem influência na parte psíquica e física, especialmente para nos ossos quando está aquela humidade fria. Com a chuva e frio não me apetecia sair de casa. Na verdade tive que fazer um esforço para ir à aula de dança. Foi remédio santo! Nem parecia a mesma quando regressei. Nem sempre (quase sempre) devemos obedecer à nossa vontade, mas sim contrariá-la. Normalmente os resultados são positivos. Se não nos demos com algo que não gostamos ou não seja agradável, parte-se para outra. Nisso sou "especialista" (risos) Dizem que é do meu signo...Pois que seja.
    Tenha um bom dia! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Admiro a sua constante persistencia e o modo como faz o seu dia dia...o meu é sempre igual e raras vezes varia. Há muito que não convivo com pessoas sem ser a família. Atelier, ginásio, tudo acabou há uns tempos....mas faz-me falta.

    Leio as suas cronicas no FB e farto-me de rir, a Madalena tem jeito para contar coisas do quotidiano e que vêm ao encontro das nossas queixas e preocupações.

    Mas hoje tenho um programa, vou ao cabeleireiro pintar e cortar o cabelo - é um must - e depois vou dar um salto ao shopping do Bom Sucesso, que está muito bonito...logo vem o meu neto Daniel, de quem tenho umas saudades enormes....

    Bjinho

    ResponderEliminar