quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Regresso ao blogue

Já há dias que não escrevo nada.

Tenho andado mais pelo Facebook e ontem tive uma discussão no Woophy Photo Club a propósito de umas fotos de campinos a tourearem uns garraios no centro de Vila Franca de Xira. O  meu amigo fotógrafo que lá pôs a sua obra comentava que isto revelava a baixeza torpe das gentes portuguesas. Ele é inglês ou apátrida e vive há muitos anos em Portugal. Não gostei e respondi.

Podia ter ficado indiferente às fotos, mas não fiquei aos vários comentários que se fizeram a propósito, partindo do princípio que todos nós, portugueses, apoiamos a festa brava e aplaudimos o machismo ou marialvismo. Isso não acontece.

Os meus pais gostavam de touradas, sobretudo à Antiga Portuguesa, e até foram a Sevilha ver a Fiesta, vindo de lá com filmes e fotos muito coloridas e bonitas. Na altura não havia grandes movimentos contra a crueldade dos animais, aceitava-se a corrida como parte da cultura nacional.

Nunca gostei de touradas, até porque as achava terrivelmente monótonas. Havia um certo brilhantismo nos fatos, poses, etc., mas os touros eram humilhados e mesmo "torturados" só para prazer dos marialvas. Há muito que sou contra e até já assinei petições para acabarem com as touradas.

Foto de Stewart Scott em VFX
O fotógrafo em questão resolveu despedir-se do grupo, alvitrando que havia censura e que não lhe interessava estar a pôr fotos para ser censurado. Um exagero,  que atribuo ao seu feitio extremamente susceptível.
Já o conheço há mais de seis anos e sempre nos escrevemos por fora, apreciando eu - e muito - as suas qualidades humanas e artisticas.

Tudo isto me deixou triste e revoltada com o FB. Só serve para malentendidos.

Depois de amanhã vou para os EU. Provavelmente não escreverei mais aqui até lá chegar.

Continuarei para a semana com impressões e fotos de Palo Alto, onde vou viver durante 18 dias. Vou ver os meus meninos, que estão a contar os dias - literalmente - para eu chegar.

Vai ser um daqueles abraços que nunca mais acabam....




14 comentários:

  1. Sobre touradas só digo Não gosto de ver maltratar animais.
    E para si, Virgínia, um grande abraço e votos de uma ótima estadia nos E.U. com os seus maravilhosos meninos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Graciete. Concordo inteiramente consigo, mas infelizmente em todos os países há tradições estúpidas e crueis - algumas até bem pior do que as touradas, mas não se pode tirar ilações quanto ao ADN dum povo a partir dessas demonstrações de pouco civismo. Penso que as touradas já tiveram melhores dias, hoje em dia poucas pessoas aderem e é quase tudo no sul....

    Estou ansiosa por chegar a S. Francisco...mas terei uma viagem de quase 20 horas para lá chegar...

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Virgínia, acho que já lhe ouvi dizer que tem um iPad, por isso não há motivo para não continuar a escrever posts! Nos USA há internet em todo o lado e a maior parte das vezes "for free" e muito mais em Palo Alto, terra destes "gadgets"!
    Espero pois ter notícias desse sítio fantástico que parece emanar um espírito especial.

    ResponderEliminar
  4. Li mal o seu post,afinal dizia que só voltaria ao blog dp de chegar e eu tomei isso por regresso!
    Boa viagem, 20 H é mt coisa, mas sempre há uns filmesitos para entreter, isto no avião que vai da Europa para os US, o mesmo não acontecendo nos vôos internos!

    ResponderEliminar
  5. Não diga nada a ninguém :) mas vou em business class e vou ter todos os confortos possíveis até SF. São muitas horas a dormir :))
    E só a ideia de ver as carinhas dos meus netos no aeroporto à minha espera dá-me asas ....
    Muito obrigada pelo apoio.
    Escreverei logo que possa e com fotos da real thing!!!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Que bom, assim é melhor! Já tive esses luxos algumas vezes mas agora que temos mais tempo para viajar achamos que é melhor fazer duas em classe económica do que uma em business. Assim entre Setembro do ano passado e Março deste ano fomos ao Oregon/Califórnia e à Flórida!
    Boa viagem e espero notícias desses lugares, onde já estive duas vezes, e que como tal me são relativamente familiares...

    ResponderEliminar
  7. Fui operada ao joelho há um ano, mas ainda não ando bem e canso-me muito se estiver sempre na mesma posição, tenho de esticar a perna de hora a hora, o que seria difícil num lugar normal de avião. Gostava muito de viajar mais, mas não tenho grande coragem de fazer longas distâncias. Este ano cancelei uma viagem à Austrália. Felizmente fui reembolsada.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Aguardamos notícias dos States. Boa viagem e que passe bons momentos com os seus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Thanks, Geninha.....

    Bjinhos

    A Luisa está feliz em Leeds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom a Luísa estar bem.
      Quando os meus filhos estão felizes eu sou feliz! É um dos meus lemas de vida.
      Beijinhos grandes e mande notícias :=)

      Eliminar
  10. Uma feliz estadia entre os seus queridos !
    E os que não estão perto... as novas tecnologias mantêm-nos sempre presentes !...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, Manuela. Já lhe escrevo de Palo Alto onde estou muito bem instalada....Boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Agora aí são 4 da manhã, aqui meio dia, esperamos que possamos pois ter notícias ainda hoje, talvez pela nossa noite dentro...

    ResponderEliminar
  13. Dalma,

    Prometo que logo já posto aqui alguma coisa....ainda ando com as horas trocadas e a dormir a conta gotas..... :)
    Bjinho

    ResponderEliminar