segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Felicidade

Está por vezes mesmo aqui ao pé.

Oiço o celebérrimo concerto nº 1 de Tchaikowsky, tocado por um jovem cego, de origem japonesa, Nobuyuki Tsujii , cujas mãos deslizam com vigor sobre as teclas, acompanhadas por uma orquestra de S. Petersburgo,  divinal, nem muito pesada, nem leve demais.

Acendi a lareira porque queria sentir o calor das chamas a sério e contemplar o fogo a crepitar.


Estas tardes  de inverno com pores do sol incríveis fazem-nos bem à saúde.

E para culminar, tenho o meu filho "americano" por cá. Ontem tive os dois filhos para jantar e cozinhei para eles um cozido à portuguesa, o seu prato favorito, que me tinha sido sugerido pelo mais novo através do Facebook.  (!!!).
Já há muito que não tinha uma mesa com tanta gente, a não ser em Mountain View há dois meses.

Os violinos sussurram a melodia, o piano chora plangente, os sopros encolhem-se perante o som encantatório do piano, magistralmente tocado. O jovem não vê as teclas, mas não falha nenhuma....incrível. Tem a cabeça baixa, como se quisesse tocar com os olhos também. Este concerto é um dos mais empolgantes que conheço e foi sempre um dos preferidos para fazer brilhar os jovens pianistas. Mas este é especial...

É isto a felicidade...poder ouvir o silêncio da Música....abstrair-me de todos os ruídos lá fora....nem preciso de olhar para a televisão , o som parece sair mais puro se mantiver os meus olhos fechados.

Não é preciso Natal....nem flores, nem enfeites....uma lareira acesa, um concerto ao vivo e um filho que virá daqui a nada...é isto a Felicidade. Ainda bem...



Oiçam só....como toca Chopin...divinal....

8 comentários:

  1. Gininhamiga

    Já deves ter recebido o meu imeile sobre a minha (nossa pois a Raquel também irá) deslocação à Invicta no dia 15, segunda-feira para apresentar o meu Crónicas das minhas teclas. Pelas 18:00 a apresentação decorrerá na UNICEPR - Cooperativa Livreira dos Estudantes do Porto, Praça de Carlos Alberto, 128-A. Gostaria que fizesses a minha apresentação para depois eu apresentar o livro.

    Conto contigo e com toda a malta, familiares, amigas e Amigos etc e tal que puderes levar. Para comprarem a obra e a divulgarem. Quanto mais gente melhor!!!!!! Os €€€ estão cada vez mais caros e... raros...

    Será uma boa ocasião para nos reencontrar. Penso que desde o Terciário Superir isso não acontece

    Bjs da Raquel & qjs deste candidato ao Movel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se estarei cá no Porto nesse fim de semana. Não contes comigo , por favor, para apresentar o que uqer que seja, Henrique, não sou capaz, já não te conheço e não te vejo há que séculos!! Por favor pede a outra pessoa que o faça. Irei à apresentação, se cá estiver, mas nada de high profiles. Já estou arredada desse tipo de coisas há muito. Quanto a família, não tenho ninguém cá como sabes, está tudo fora. Não sei se alguma das manas quererá vir de Coimbra, escreve-lhes, pode ser que a Guida ou a teresa quisessem vir. Divulgarei aos meus amigos. Espero que corra tudo bem. Bjos

      Eliminar
    2. Já te escrevi um email. Peço-te pot favor que o leias atentamente. Não contes comigo na 2ª. Bjo

      Eliminar
  2. Deve ser preciso muita pachorra para aturar este seu primo que só pede para comprar, comprar e divulgar, divulgar o dito livro!!
    Gostei das fotografias das "linhas"! Eu sou uma "não organizada", que não é o mesmo que desorganizada, diga-se. Ponho-as no computador, não elimino as que não têm interesse, as desfocadas... Está lá tudo é só por datas! Mas ao fim e ao cabo, mostram-se a correr aos filhos, algumas para o blog e dp mais ninguém as vê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a não comentar no seu blogue por dificuldades de acesso!

      Eliminar
  3. Há realmente pessoas que não compreendem a figura que fazem em blogues..... e não só!!

    As minhas estão arrumadas, mas estou sempre à volta delas e passo horas nisto!! :)

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Sempre disse que a Felicidade está nas pequenas coisas e o que a Vírginia diz é a prova disso. Há que disfrutar bem destes pequenos momentos e mantê-los na nossa memória! Recordá-los, faz tão bem à alma e ao coração! Ajuda, depois, nos momentos menos bons...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Geninha,

      Tu compreendes bem sempre aquilo que expresso neste blogue. És uma espécie de alma gémea em muitas coisas e adoro ler os teus comentários. Só tenho pena de não poder falar contigo de vez em quando, pois era das coisas que mais gostava no atelier. Tenho andado bastante arredada de eventos, não vou a nada, talvez o faço quando a Luisa vier no dia 20. Ando cheia de saudades dela....
      Um beijo enorme.

      Eliminar