domingo, 29 de maio de 2016

Regresso

Regressei há um dia e já estou com saudades da Inglaterra...aquela terra tem algo que me seduz e não é só a Natureza, também são as pessoas afáveis, civilizadas e mesmo meigas...

É mesmo verdade, chegar ao Porto, cheio de chuva, cansada, com uma fila enorme para apanhar um taxi  depois de nove horas de viagem desanimou-me.

Ontem andei todo o dia com ressaca, apesar da alegria de ter cá a família toda a ver a final da Liga dos Campeões.
Os meus netos estavam demais e ri-me o tempo todo em que aqui estiveram, prestando pouca atenção ao jogo.

Os três dias que passei em Leeds e nos arredores foram esplêndidos e os locais escolhidos para visitar muito belos, mesmo sendo alguns já conhecidos...

No 2º dia, démos uma volta de taxi pelos Dales - vales extensos, de variegadas cores, do verde ao lilás, amarelo e cinzento - um encanto para os olhos e para a alma, sem ruído, apenas os passarinhos que não se cansam de cantar.  Contemplar tal beleza é uma oferta para quem vem de cidades populosas e cinzentas. O chauffeur de taxi parava quando queríamos e dizia. Fotografem o que quiserem. Eu espero ali do outro lado.

Parámos em York para almoçar e começou a chover intensamente. Apesar disso, andámos a percorrer as ruas dos Shambles - parte velha e histórica à volta da catedral - the Minster - onde se aglomeram lojinhas de todo o género, com artefactos, quadros, postais, pinturas, souvenirs, mas também roupas caras e típicas da região "country". 
Já em 1993 comprei na mesma loja Edinburgh Woolmills um casaco para o meu marido ao estilo do vet de província ( série da BBC que fez furor) e desta vez, trouxe uma camisola linda para o meu filho mais novo e uma camisa de quadradinhos mesmo ao estilo inglês para o mais velho. Os netos ficaram-se com T-shirts de York e apreciaram-nas bastante, pois já são grandinhos e dizem que não têm nada para vestir!!
Se não chovesse, teria sido mais agradável, mas acabámos por vir directamente para Leeds, onde chegámos pelas 3 da tarde.



Na 5ª feira voltámos ao Roundhay Park, onde já tínhamos estado da última vez. É um local divino. A vegetação à volta do lago, onde passeiam cisnes e patos em ameno convívio, é tão variada e está tão bem cuidada que o parque parece um jardim. Vêem-se muitas mães com bébés, cães saltitando livremente, velhotes felizes, grupos de senhoras sorridentes. O restaurante é simpático e repleto de cosas boas. Comi uma sopa de abóbora deliciosa.



À noite fomos ver um musical já clássico: Guys and Dolls, que em tempos foi feito em filme, com Frank Sinatra e Marlon Brando, Jean Simmons, etc. A música é do tipo jazzie e rock n' roll, mas tem graça e ritmo.




A viagem de regresso não deixa saudades. Ao chegar a Stansted, o aeroporto estava caótico, mas ainda tivémos de esperar uma hora até abrirem os check-ins e podermos passar para o lado das Departures, onde há restaurantes e lojas. Havia gente por todo o lado, era 6ª feira e parecia que tudo vinha para casa. Há aviões quase de 5 em 5 minutos. O nosso era o último, às 8.55, de modo que estivémos ali sossegadamente à espera, sem vontade de ver mais lojas - sedutoras, q.b.

A Ryanair tem um je ne sais quoi de antipático e sentimo-nos tratados como underdogs, apesar de termos priority e lugares marcados. As esperas em pé para entrar nos aviões são insuportáveis. Na próxima vou de Easy-jet para Manchester e de lá para Leeds, apenas uma hora comboio.

17 comentários:

  1. Je ne sais quoi de antipático, Virgínia ? Je sais bien. Já passei pelo pior - até fui expulso de um avião. Se não tivessem exclusivo de certas rotas, nunca voava com eles. Stansted também é do pior que já conheci em aeroportos. Pedras Rubras é a única coisa que me faz saudades do Porto.

    Vou com a Easyjet agora a Bristol. Mas já tenho ouvido dizer que estão a imitar o pior da Ryan. Veremos.

    De resto, York é uma preciosidade. Tive a sorte de assistir uma vez a um concerto com bailado, foi um momento único, naquela nave ampla e reverberante. Sentar na relva cá fora é outro must.

    Deduzo que andou sem dores e bem disposta. Continuação !

    ResponderEliminar
  2. Estou com vontade de experimentar a easy jet. Conte-me depois como foi!!

    Já fui umas cinco vezes a York, fica a 25m de Leeds. É realmente linda, mesmo com chuva. Nunca dormi lá. A catedral é um espanto, pena pagar-se para entrar!

    Não tive dores, mas agora ando com algumas, acho que é do esforço de andar com males nos aeroportos e estações.

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Virgínia. Bom ler as suas experiências fora de portas... Pois é, os aeroportos é que são uns tormentos. Costumo dizer que gosto de viajar mas não gosto das viagens ou seja, dos transportes. Das três vezes que viajei no aeroporto de Stansted achei aquela gente mal educada e briguenta .
    veja lá como as coisas são: neste momento tenho na minha casa uma visita de um amigo de um dos meus filhos que veio de Leeds . Está lá há pouco tempo mas diz que a impressão é boa .
    Beijinho e bom descanso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência engraçada. Ainda bem que ele se sente feliz em Leeds. Só vou pela Ryanair porque do Porto é a melhor para ir a Stansted, onde tenho comboios sem sair do aeroporto. A TAP obriga-me a ir a Lx para Manchester, por exemplo, é o ridículo máximo!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca andei numa "low-cost" avisado pela experiência de quem conhece, à qual acrescento agora a sua!
    Não sei se no aeroporto Sá Carneiro isso é possível, em Lisboa é muito fácil evitar as filas de táxi para quem chega de viagem, é só andar um pouco mais, subir uma escada rolante até às partidas e lá tomar um táxi dos que deixam passageiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me aconteceu não ter taxi no aeroporto. Foi a 1ª vez que tal me aconteceu e penso que foi por ser à meia noite e a uma 6ª feira...os taxis aqui se ficarem livres têm de ir para a postura, não podem apanhar passageiros fora dela!

      Eliminar
    2. Essa de não usar low-costs é bom para quem viaja fora da Europa. Do Porto não há voos directos, é preciso ir a Lx - maldita capital - para chegar onde quer que seja, até a NY!! As low costs são muito mais baratas e pontuais. Lembro-me de ir a Munique na Lufthansa e de chegar com duas horas de atraso a Frankfurt, perder a ligação, uma seca!! A TAP é horrivel e recuso-me a usá-la. Apesar de tudo a Ryanair é mais prática e em Stansted , desço as escadas rolantes e tenho comboios para todo o lado, o que é inédito!! Só precisámos de 15m para ir do baggage claim para o comboio!!

      Eliminar
  5. Pois eu sou fã da TAP, a não ser que não haja vôos para onde desejo. É excelente para Miami e NY. Há 3 anos foi considerada a melhor companhia da Europa. As americanas em que voei são bem piores, a Luftansa não é melhor (pelo menos dentro da Europa) a Brussel airlines fraquíssima. A melhor em que já foi a Newzeland Airline, a 1ª vez que fui à Califórnia, a Air Canadá tb é muito boa ( estas duas viajei em 1ª mas penso que a turística será também boa). Mas não eé por uma vez se atrasarem que as faz más pois há sempre a impresivilidade do tempo atmosférico. Nas low-cost não tenho intenção de viajar pois para fazerem preços tão baixos alguma coisa há-de faltar pois " não há aloços grátis"!

    P.s. Porquê essa raiva a Lisboa? Tem más memórias associedades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca achei a TAP nada de especial e viajei para o Algarve pagando 50 contos pela viagem do Porto a Faro porque tinha sempre de se parar em Lisboa. Na Ryanair paga-se 100 euros e é directa, leva 45m. É a melhor maneira de se viajar para o Algarve e já fiz isto umas dez vezes. Quanto aos voos para os EU viajei na Lufthansa e foi boa - fui em executiva da última vez para a California na United Airlines. Também usei a Sata quando fui a Boston e gostei, é mais curta a viagem. TAP jamais! Cortaram os voos quase todos do Porto, o que é uma enorme lacuna para os business people da zona Norte que são mais do que os da zona sul. As pessoas passaram a preferir fazer escala em Espanha ou na Holanda, em vez de ir a Lisboa. O tempo que se perde e o dinheiro que se gasta é incrível. Em Frankfurt foram atrasos constantes - fui mais de 15 vezes a Munique via Frankfurt - e cansaço inerente. De Lisboa há sempre voos directos para a Europa, o que é ultrajante, tanto mais que o nosso aeroporto é muito melhor ( o 3º melhor da Europa).
      A Ryanair é raro atrasar-se e já fiz esta viagem dezenas de vezes. Só me cansa o entrar no avião, de resto é em tudo igual às outras...e pago metade do preço.

      Eliminar
    2. Quer saber de uma coisa , com respeito aos voos directos: Quando vim viver para o Continente era mais lógico escolher a região do Porto do que aqui para baixo, porque o meu marido estudou na Universidade de Economia na cidade do Porto. Então quais as razões disso não acontecer? porque não faziam os tais voos directos e tinamos de vir para Lisboa. decorrido estes anos acho que foi uma burrice de todo o tamanho.
      Já não viajo na TAP desde 2006...Nem tenho saudades. Quando me lembro do escárnio que faziam dos passageiros... A última foi fazerem-nos esperar quase uma hora dentro do avião com a desculpa que haviam passageiros que ainda não tinham chegado. Palavra que isto é verdade!

      Eliminar
    3. É verdade até se dizia : TAP = Take another Plane!!
      As pessoas que vivem em lx ou perto não fazem ideia do que é depender sempre da maldita capital para tudo. O meu filho que viaja para os EU duas vezes por mês nunca vai com a TAP, prefere a Lufthansa, onde tem privilégios de cliente habitual e pode usufruir dos VIP lounges para descansar. Faz às vezes vôos de 20 horas para a California. E as low costs a partir do Porto oferecem muito mais possibilidades que a TAP. Há vôos da Ryanair para toda a Europa a partir daqui. A pontualidade é enorme, não oferecem refeições, mas tb dispensa-se.

      Eliminar
  6. As suas fotos - lindas, como sempre - demonstram que a viagem correu bem e que a estadia foi ainda melhor. O cansaço desaparecerá em breve e ficarão apenas as boas recordações.

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  7. Sim , Miss :).

    A viagem ficou-me nos olhos e na alma...
    É bom sair e voltar. É óptimo ter uma companhia como a da minha filha que aprecia tudo com uma serenidade "zen". Há sintonia de gostos e ausência de conflitos, o que neste momento da vida é exactamente o que desejo...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Faço minhas as palavras de Miss Smile. As fotos estão belíssimas muito em particular a de York com chuvas; as lajes brilhantes.
    Quanto a transportadoras aéreas, tenho viajado bastante e por vezes para destinos um pouco longínquos. Nunca viajei em classe executiva e já viajei algumas vezes em "low cost". Genericamente não tenho qualquer razão de queixa, nem da TAP nem de qualquer outra transportadora. Quanto a aeroportos já tive uma experiência muito desagradável no Nepal e uma das vezes em que fiz escala em Frnkfurt, as passadeiras rolantes estavam avariadas pelo que foi um "filme". Até porque na altura ainda usava malas sem rodas...
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  9. Penso que cada modelo de voo tem as suas vantagens e desvantagens e depende do nosso estado de saúde. Quando fui à California, fui em executiva pois a minha coluna e joelho me não permitiam viajar 12 horas seguidas em económica. O meu filho foi nela no mesmo voo. Mas a executiva só vale a pena para longas distancias, na Lufhansa de Frankfurt para cá é quase igual e paga.se um balúrdio, Quanto às low cost queixei-me, mas já fiz mais de 20 viagens - para Leeds, Faro, etc. desde 2005 e tem algumas vantagens - rapidez de check-ins, pontualidade dos aviões, preço incomparávelmente mais barato. Aeroportos diversificados em toda a Europa. Desde que se marcam os lugares e há prioridade de entrada, os voos tornaram-se bem melhores. Como detesto a comida do avião, penso que é bem melhor não haver refeições a bordo, que perturbam quem quer descansar em viagens curtas. Não viajo na TAP por uma questão de princípio, que tem a ver com as políticas em relação ao Porto e não só. Já andei em cadeira de rodas uma vez em Frankfurt devido à distância do terminal e ao meu estado de saúde. O meu filho é que tratou disso!!
    Bjo

    ResponderEliminar
  10. Viajei bastante, não tanto como a Tia, mas nunca em low-cost. Das dezenas de vezes que fui à Alemanha, Suiça, Inglaterra, etc., viajei sempre na TAP, Lufthansa e Swiss. Não tenho razão de queixa de nenhuma nem nunca fiquei horas à espera por um voo, excepção feita em Heathrow onde estive quase duas horas dentro do avião à espera de levantar voo. Para mim os aeroportos ingleses são um caos! De todos por onde já passei, tenho uma predilecção pelo aeroporto de Zürich, nem sei bem explicar porquê. Quando ia a Nuremberga escolhia sempre voos com escala em Zürich, visto não haver voos directos de Portugal. Não tenho más experiências, felizmente, embora em Frankfurt termos que andar quilómetros para chegar ao terminal. Um dia, vou com a Tia a Leeds, as suas fotos deixam-me com água na boca e uma vontade imensa de conhecer o British country side :)

    ResponderEliminar
  11. OK.

    Não fica barato pois alem do avião há o comboio que é caro, o hotel onde fico no centro, os taxis e a comida.... :)

    ResponderEliminar