Ontem, quando acordei e abri a janela do meu quarto - o sol iluminava o jardim dos meus vizinhos e as árvores das casas ao lado, os prédios ao longe. O céu estava azul pálido com algumas nuvens brancas, muito altas - cirros , creio eu - as nuvens da bonança, da paz e próprias desta cidade. Fui ao Botanico e as fotos que lá tirei dizem da alegria que o sol instila em mim.
Hoje, o sol ainda era mais forte, embora as temperaturas tenham baixado significativamente e o cachecol que levei me tenha sabido bem na paragem do autocarro, onde não esperei mais que 5m.
Nunca me canso de elogiar o serviço do supermercado mais central do Porto: o Froiz.
Fica no shopping Cidade do Porto , que em tempos era uma maravilha em termos de qualidade, localização, ambiente e oferta de lojas.
Pequeno, azul, azul, azul, lindíssimo, com 4 cinemas que praticamente só ofereciam filmes independentes, uma Livraria Leitura, apetrechada com o que de melhor se encontrava à venda, revistas e jornais que podíamos folhear à vontade ( lembram-se???), pequeno café com o nome mítico dos chocolates mais conhecidos da cidade- Arcádia - uma papelaria cheia de coisas para a pintura, a Pórtico com utilidades e artigos de todo o género para a casa, baratas e originais, os eternos Cortefiel, Springfield e Zara com preços acessíveis nos saldos, o CentroXogo onde os miudos se perdiam. ..
E o meu Froiz, supermercado com um tamanho ideal, onde podemos encontrar tudo, não andamos às voltas para comprar o tal iogurte ou o shampô habitual, o supermercado onde combinamos uma hora no próprio dia e nesse mesmo dia, tudo nos é trazido e deixado na cozinha três horas mais tarde, sem gastarmos, nem mais um cêntimo. Pontualmente.
O Sr. Paulo, está aí a chegar, e ele também acaba por ser um "sol" na minha vida. Hoje até me ajudou a tirar as compras do carrinho para a caixa, pois comecei a ter dores no joelho de tal forma que até me custava a segurar de pé. O Sr. Paulo é uma simpatia, um homem de confiança, daqueles que nos apraz conhecer. Nunca falha, interessa-se por nós , pela nossa saúde, pergunta pelos meus netos, enfim...já não se fazem pessoas destas.
Há mais de 3 anos que uso este sistema para as compras do mês e para tudo o que se pode conservar durante duas semanas como a fruta e os legumes, congelados, produtos lácteos, carne e peixe. A minha filha vai trazendo outras coisas mais frescas durante a semana. Só tenho empregada quatro horas por semana para limpezas mais profundas, o resto é tudo feito por nós.
Escrever um post sobre tudo isto pode parecer publicidade estúpida ou falta de assunto.
Para mim não é. É a certeza de que, enquanto houver serviços destes, espanhois ou não, a nossa qualidade de vida mantém-se intacta, apesar dos cortes...e é isso afinal que faz a nossa pequena felicidade.
"E quando as nuvens partirem, o céu azul ficará, e o sol brilhará.".. como cantavam os Resistência...." não sou o único, eu não sou o único, a olhar os céus.....e o sol brlhará, o sol brilhará..."
Aqui fica esta banda portuguesa, vibrante como a minha memória do saudoso Cidade do Porto!

