Há quem não goste de fotos a preto e branco porque lhes faltam as cores verdadeiras da Natureza, dos objectos ou até dos rostos.
Há quem as aprecie muitíssimo por achar que a categoria técnica da fotografia, a verdadeira arte de fotografar, fica muito mais valorizada a duas cores, sejam elas preto e branco ou sépia.
É uma questão de gosto e também de tema. O objectivo do fotógrafo pode ser realçar a beleza dum local pelos seus contrastes de luz-sombras, contra-luz ou silhuetas. Ou pode ser a de transmitir o máximo de esplendor, de realismo e de brilho que se coadunam mais com fotografia multicolor.
Como se sabe, é possível transformar uma foto digital a cores numa a preto e branco, mas não vice-versa. Uma vez modificada, não é possível voltar às cores primitivas, por isso aconselha-se sempre a gravação duma cópia antes da metamorfose.
Já fiz várias experiências destas. Já apresentei uma exposição só de fotos a preto e branco, que teve bastante sucesso. Nessas fotos jogava com a luz e as silhuetas.
Gosto de ambas as facetas, há fotos que não consigo transformar, são belas no original.
Vão aqui uns exemplos:
A foto de Ofir a preto e branco é mais majestosa, mais onírica e mais bela, na minha opinião. Mas a primeira tem as cores duma pintura maravilhosa.
 |
| Ofir |
Nesta foto abaixo, não havendo cor, falta um certo calor à fotografia, mas a primeira é mais artística e os contrastes mais nítidos.
 |
| Pai e filho |
Algumas fotos já são quase bi-cromáticas ao natural, como esta da Praia dos Ingleses.
 |
| Bar dos Ingleses |
Esta foto abaixo a cores é um verdadeiro quadro, tal a harmonia, a posição dos elementos no fundo azul da água do lago. É uma foto bem conseguida e totalmente natural. Nada foi movido. Era assim que as folhas e flores se quedavam na superfície da água.
A preto e branco fica baça e perde o encanto. Parece um desenho.
É claro que esta é a minha opinião. A vossa pode ser diferente.
Fica aqui um pequeno texto a condizer:
A fotografia é um milagre da tecnologia que aperfeiçoou o homem.
Ela reaviva a memória com detalhes, reactiva sons, cheiros, cores e sentimentos que a gente nem mesmo poderia imaginar fossem recordados.
Quando você vê uma foto sua com poucos dias, alguns meses, ou na tenra infância, tem a oportunidade única de pelo menos imaginar a felicidade dos seus entes queridos nessa época.
Pessoas, lugares, viagens e comemorações como que voltam com a visão de uma fotografia.
É como curtir de novo tudo o que foi muito bom.
Marinho Guzman