O que é um kindle?
É um livro sem páginas, mas com todos os conteúdos condensados, de modo a poderem guardar-se milhares de obras num objecto minúsculo como um telemóvel android.
Descobri este processo há mais dum ano e não quero outra coisa. Já li mais de 50 livros neste últimos anos, sempre com um enorme prazer e o mínimo de incómodo. Posso fazê-lo em qualquer lado, na rua, no autocarro, na esplanada, na praia, na cama, no sofá, no jardim, no café...
Os intelectuais, os amantes de bibliotecas, s bookworms, os coleccionadores de papel, os apreciadores das belas encadernações, os passeantes das livrarias, os editores e outros têm reclamado contra este processo tão simples de adquirir tudo o que dantes estava reservado aos deuses. E é com pedantismo e um certo ar de superioridade que recusam aplaudir este meio. Quanto aos editores, estamos conversados. Ganham mais se venderem os seus produtos em papel, mesmo que já haja milhares de livros iguais, sobre os mesmos temas, e n editoras a "vender" o peixe em Portugal. Milhares de árvores vão abaixo para produzir o papel necessário para produzir livros que ninguém lê.
Houve a mesma celeuma, quando surgiram as cassetes e os CDs, que segundo os peritos e melómanos vinham distorcer a audição da Música no sentido pleno da palavra.
Hoje já nem esses se ouvem, estamos na era do Spotify. :). os meus netos não dispensam esta aplicação. Nem eu.
Ontem à noite, não conseguia adormecer e às 4 da manhã, vim para a sala.
Entrei no site da Amazon e procurei Fernando Pessoa. Há tudo em todas as línguas. Encontrei, para espanto meu, as obras completas deste autor em português pelo preço de $2.30.
O botão "buy with a click" era tentador. Se nele clicasse, tinha a obra toda no meu Ipad, macbook e tm em 5 segundos. Depois era só descarregar em 2 minutos e estava apta a ler o que quisesse sem sequer me levantar do sofá. Foi o que fiz.
Li "A Mensagem" toda ontem aqui. Impressionou-me. Depois dormi melhor...
Há quem pense que é preciso ter o objecto Kindle para ler, mas não. O Ipad é fantástico e até se pode regular a luminosidade e o tamanho da letra.
Cada vez apoio mais tudo o que é digital. O que não quer dizer que não goste de livros.
O meu atelier está cheio deles, o quarto da minha filha é uma biblioteca, até no meu quarto tenho livros. Mas eles ocupam espaço, enchem-se de pó e de bicho, nem sempre são bonitos...
fica aqui um video que explica como se usa o Kindle.
E um extracto de A Mensagem, já muito lido e ouvido, mas sempre espectacular:
O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp’rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte —
Os beijos merecidos da Verdade.
Obrigada pela informação detalhada. Pois eu acho que devemos ter a mente aberta para as mudanças e devagar, devagarinho vamos nos adaptando aos sinais dos tempos.
ResponderEliminarHá um ano e tal resolvi seleccionaros livros cá de casa: uns despachei-os e outros ficaram guardados de forma a não me darem muito trabalho. Como aos poucos vou modificando a decoração da minha casa para o estilo minimalismo, resolvi também desmantelar a estante da sala que pesava o ambiente. Nem imagina o reboliço que fiz para aqui. Mas ficou bom. Todavia ainda não estou satisfeita. A vida quer-se simples.
Quando desmanchei a casa do meu ex-marido que continha tudo o que os filhos tinham deixado, eu própria possuía , coisas da minha sogra que foram para á e ainda a papelada do meu marido, que enchia prateleiras e prateleiras do escritório, jurei para nunca mais guardar recordações que nunca usamos ou que esquecemos. Tenho muita coisa, mesmo assim e quando morrer, os meus filhos vão ter de dispôr dela como entenderem. Só quadros, tenho mais de 50 no meu atelier e em pastas e gavetas. É difícil deitar fora e mesmo dá-las, mas é uma necessidade absoluta. Quanto ao Kindle, estou mais que satisfeita. Já não compro um livro há anos... :)
EliminarComo tem passado? Obrigada pela sua informação detalhada da aplicação Kindle, mas a maioria dos livros é em inglês e não domino o suficiente. Tenho optado pelo Google play books, o mesmo sistema de pagamento e leitura da amostra do livro,em português e vi muitos títulos semelhantes. É uma grande facilidade. Não temos peso nas malas nem temos de nos preocupar onde os arrumar.
ResponderEliminarBeijinho da Júlia
Não me esqueci!
ResponderEliminarhttp://ha-des-ca-vir.blogspot.com/2019/01/poeta-ou-poetisa.html
Algo a pensar sem dúvida (até porque já estou com um problema de falta de espaço para os livros...)
ResponderEliminarum beijinho e Parabéns também aqui
Gábi