Mário Miranda é hoje homenageado pelo Google, que lhe dedica um 'Doodle' na página inicial do motor de busca, no dia em que o artista faria 90 anos.
Nascido a 2 de maio de 1926 em Loutolin, Goa, quando a Índia estava ainda sob domínio português, Mário Miranda era filho de pais católicos e começou cedo a desenhar nas paredes de casa: a mãe ofereceu-lhe um caderno em branco para que desse asas à imaginação.
Começou a carreira na área de publicidade, mas acabou por se destacar como cartoonista quando a revista The Illustrated Weekly of India publicou alguns dos seus trabalhos. Foi-lhe atribuída uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe permitiu viajar e viver em Portugal durante um ano. Mudou-se depois para Londres, onde permaneceu cinco anos. Regressou a Mumbai (antiga Bombaim), na Índia, onde trabalhou para o The Times of Indiae viria a casar com a artista Habiba Hydari. Teve dois filhos.
Além de cartoonista, Miranda assinou ainda vários murais em inúmeros edifícios indianos, tendo mais tarde dedicado grande parte da sua atividade artística à pintura. Morreu a 11 de dezembro na cidade natal, Loutolin.
O Doodle que esta segunda-feira assinala o seu nascimento, há 90 anos, recupera as cenas cómicas de multidão que gostava de retratar nos seus primeiros desenhos. É da autoria do norte-americano Aaron Renier, conhecido por desenhar massas de pessoas, tal como Miranda.
DN, 2 de Maio 2016
DN, 2 de Maio 2016
Confesso a minha ignorância, mas não conhecia este cartoonista. Vou pesquisar mais, porque gosto de me perder nos múltiplos pormenores dos desenhos de multidões e massas humanas :)
ResponderEliminarUm beijinho, Virginia, e um bom fim de semana :)
Pelos visto ele até se encontrou com pessoas da minha família em Goa e ofereceu um desenho autografado a uma das minhas irmãs.Também nunca tinha ouvido falar dele, o que até me admira pois estou ligada a Goa por todos os lados. Só que nunca lá fui!
ResponderEliminarBom Domingo sem chuva!!!
Gostei muito deste post, também me chamou a atenção o doodle e gostei de ficar a saber mais sobre ele.
ResponderEliminarAs coisas que se encontram na Internet..... :)
ResponderEliminarTive pena de não ter lido o teu post mais cedo pois passei perto da Bertrand. Não sabia que eles davam descontos tão grandes.
Bjinhos