terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

No rasto de Sophia


Fui visitar a expo de Sophia, patente na Casa Andresen. 



Adorei voltar àquela casa lindíssima com a luz do sol a entrar pelas janelas altas , iluminando as paredes buriladas em Art Nouveau. 


A Casa é única e vale a pena ver mesmo sem exposições. Já lá entrei e até fui à clarabóia que tem uma vista soberba do jardim. 










A expo é mais uma listagem de livros e pessoas que a amaram e admiraram, dezenas de escritores e personalidades que lhe dedicaram livros, escreveram cartas ou a pintaram. Nada tem de muito pessoal, deveria ter cartas, poemas, fotos que relembrassem quem ela foi enquanto Mulher, Mãe e jovem.


O esqueleto de baleia, que segundo Sophia,  estava encaixotado na cave da casa está montado  no átrio enorme e faz um efeito incrível como se pode ver nas fotos. Mesmo assim não enche todo o espaço. 

Contrasta com a delicadeza dos desenhos nas paredes e nos tectos. Para já é um dos ítems da Exposição sobre a Biodiversidade que também está patente na Casa, mas que não fui visitar hoje.
Depois da visita, andei pelos jardins iluminados pelo sol. As camélias começam agora a inundar o espaço principal. São centenas de focos rosa, branco, mescladas a sobressair na folhagem verde forte. Uma beleza.
























2 comentários:

  1. É realmente uma casa lindíssima ...!
    Só lá estive uma vez, há já alguns anos e adorei....
    Casa, jardins, tudo me encantou....

    ResponderEliminar
  2. Vale a pena visitar e fica mesmo no centro do Porto.

    ResponderEliminar