de inspiração....mas não de trabalho.
Desde 5ª feira que não tenho parado de rever provas, provas e mais provas. Páginas e páginas, que já quase sei de cor ( poderia cantar a bela canção do Paulo Gonzo : Sei-te de cor ). Já conheço o manual de fio a pavio, o Workbook, o Dossier do professor, o Glossário, o CD, tudo de cor e salteado...e no entanto, receio sempre ficar aquém das expectativas na hora da verdade.
Gostaria muito de usar estes materiais, tudo coordenado, com computador e Internet na sala de aula como agora se torna possível. Nalgumas escolas nem sequer se usam as tecnologias, embora a escola tenha sido apetrechada de equipamento sensacional...um verdadeiro desperdício, que nos faz pensar.
Entretanto enviaram-me um vídeo espectacular sobre educação em que se coloca a eterna questão da escola para todos, encaixando-se todas as crianças por orifícios que não foram feitos para os seus tamanhos, feitios, personalidades, inteligência, etc.
Neste projecto temos fichas especiais para desenvolver as capacidade dos alunos médios numa turma heterogénea, que são a maioria. Mas, mesmo assim,sabemos que muitos chegam ao 10º ano com lacunas enormes, com grandes dificuldades no uso da língua, que são compreensíveis, dado que em português também têm grande dificuldade de expressão, não lêem nada, a televisão não lhes traz se não bacoquice e sensacionalismo, nada de educativo, a Internet serve para tudo menos para desenvolverem criatividade e conhecimento.
Talvez esteja a ser pessimista, mas cada vez me parece que há mais analfabetos em certas faixas da juventude.
Queixam-se amargamente de que não arranjam empregos, mas muitos deles e delas fizeram os cursos dum modo leviano, pouco aplicado, com muita farra pelo meio, andando na "noite", com falta de assiduidade, de interesse e de verdadeiro comprometimento com a Vida. Viver na cidade é um estímulo e uma tentação!!
Vi há dias um programa sobre dois jovens que foram para Londres apenas com o 12º ano e arranjaram empregos de recepcionistas em hoteis e cursos de Ioga. Não sei como! O quarto onde vivem não tem janela, nem WC. Ganham 6-7 libras por hora, quase o mesmo que uma empregada doméstica no nosso país, mas gastam o triplo em transportes, em comida, etc. Valerá a pena?
Hoje vou respirar fundo. Estão entregues os materiais quase todos e daqui a 15 dias sairão do "forno" a cheirar a tipografia, como eu gosto.
Será que este projecto é bom? Só o saberei depois de ter sido usado por muitos e muitos alunos e colegas, que, ao fim de alguns anos, me dizem: Sabe , eu estudei pelos seus livros....e.....:)))
Vejam o vídeo....diz tudo!! E melhor.... ( em inglês, sorry!)
Desde 5ª feira que não tenho parado de rever provas, provas e mais provas. Páginas e páginas, que já quase sei de cor ( poderia cantar a bela canção do Paulo Gonzo : Sei-te de cor ). Já conheço o manual de fio a pavio, o Workbook, o Dossier do professor, o Glossário, o CD, tudo de cor e salteado...e no entanto, receio sempre ficar aquém das expectativas na hora da verdade.
Gostaria muito de usar estes materiais, tudo coordenado, com computador e Internet na sala de aula como agora se torna possível. Nalgumas escolas nem sequer se usam as tecnologias, embora a escola tenha sido apetrechada de equipamento sensacional...um verdadeiro desperdício, que nos faz pensar.
Entretanto enviaram-me um vídeo espectacular sobre educação em que se coloca a eterna questão da escola para todos, encaixando-se todas as crianças por orifícios que não foram feitos para os seus tamanhos, feitios, personalidades, inteligência, etc.
Neste projecto temos fichas especiais para desenvolver as capacidade dos alunos médios numa turma heterogénea, que são a maioria. Mas, mesmo assim,sabemos que muitos chegam ao 10º ano com lacunas enormes, com grandes dificuldades no uso da língua, que são compreensíveis, dado que em português também têm grande dificuldade de expressão, não lêem nada, a televisão não lhes traz se não bacoquice e sensacionalismo, nada de educativo, a Internet serve para tudo menos para desenvolverem criatividade e conhecimento.
Talvez esteja a ser pessimista, mas cada vez me parece que há mais analfabetos em certas faixas da juventude.
Queixam-se amargamente de que não arranjam empregos, mas muitos deles e delas fizeram os cursos dum modo leviano, pouco aplicado, com muita farra pelo meio, andando na "noite", com falta de assiduidade, de interesse e de verdadeiro comprometimento com a Vida. Viver na cidade é um estímulo e uma tentação!!
Vi há dias um programa sobre dois jovens que foram para Londres apenas com o 12º ano e arranjaram empregos de recepcionistas em hoteis e cursos de Ioga. Não sei como! O quarto onde vivem não tem janela, nem WC. Ganham 6-7 libras por hora, quase o mesmo que uma empregada doméstica no nosso país, mas gastam o triplo em transportes, em comida, etc. Valerá a pena?
Hoje vou respirar fundo. Estão entregues os materiais quase todos e daqui a 15 dias sairão do "forno" a cheirar a tipografia, como eu gosto.
Será que este projecto é bom? Só o saberei depois de ter sido usado por muitos e muitos alunos e colegas, que, ao fim de alguns anos, me dizem: Sabe , eu estudei pelos seus livros....e.....:)))
Vejam o vídeo....diz tudo!! E melhor.... ( em inglês, sorry!)
Estou convencida de que será um ótimo trabalho.
ResponderEliminarAgora quanto à juventude não lhes prevejo um futuro ao menos aceitável.
Um abraço.
Obrigada, Graciete.
ResponderEliminarSão meses de trabalho , muitas horas e muita responsabilidade. Mas já chegámos quase até ao fim.
Os jovens andam muito à solta, a partir dos 13-14 anos, os pais desligam e não têm mão neles. Assusta-me ver os perigos que correm, mesmo em países estrangeiros e com a melhor das intenções.
Bjo