sexta-feira, 15 de novembro de 2013

II - São João da Pesqueira

O Tribunal
Fica no coração do Alto Douro vinhateiro,  área demarcada do vinho do Porto e vinhos do Douro,  a maior em termos do cultivo da vinha de Portugal.
ruela antiga
casas de habitação
O concelho é grande e estende-se por montes e vales onde se pode ver toda a espécie de cultivo desde morangueiros a cerejeiras, laranjeiras, que trepam pelos socalcos dos penhascos atapetados de vinha das mais variadas castas e cores, sendo um regalo para a vista e um enorme orgulho para o Saojoanenses que adoram a sua terra e receiam vir a perder população e o interesse turístico com a extinção do seu tribunal no próximo ano, do centro de saúde que já se realizou e por fim das escolas, onde as crianças e jovens aprendem a amar a sua terra.

A vila é airosa, bem conservada e muito clara com uma parte antiga, onde se podem ver edifícios lindíssimos na Praça da República e na Avenida Marquês de Soveral, onde ficam duas igrejas e a Biblioteca. O Tribunal, um palacete antigo brasonado, é um dos edifícios mais belos da vila.

Janela com varanda de ferro forjado
Da Wikipédia:

São João da Pesqueira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 200 habitantes e a 850 metros de altitude.
É sede de um município com 267,56 km² de área e 7 874 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo Douro e
o município de Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa
Rua do Arco

Vila do vinho generoso (vinho do Porto), considerada o Coração do Douro Vinhateiro, na região demarcada do Douro, criada pelo Marquês de Pombal que viveu na Pesqueira quando era novo. 


Painel de azulejo da Igreja de Trevões
Campanário
 S. João da Pesqueira tem lindas paisagens e um espectacular miradouro acima da barragem da Valeira chamado São Salvador do Mundo (Ermo) com capelas, e muito antigo.  Trata-se do mais antigo concelho do país, datando a sua criação de 1055, precedendo assim todos os outros concelhos, incluindo cidades tão importantes ao tempo da fundação como Coimbra, Guimarães ou Lamego.


Do site da Câmara Municipal:
As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.

Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos existentes por todo o concelho, para além dos palácios brasonados, das igrejas seculares abonadas em história e cultura que testemunham diferences épocas da história. Para além de todo o património edificado esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como um espectáculo de Inverno e o rio Douro como raiz e identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário