O Tribunal |
ruela antiga |
casas de habitação |
A vila é airosa, bem conservada e muito clara com uma parte antiga, onde se podem ver edifícios lindíssimos na Praça da República e na Avenida Marquês de Soveral, onde ficam duas igrejas e a Biblioteca. O Tribunal, um palacete antigo brasonado, é um dos edifícios mais belos da vila.
Janela com varanda de ferro forjado |
São João da Pesqueira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 200 habitantes e a 850 metros de altitude.
o município de Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa.
Rua do Arco |
Vila do vinho generoso (vinho do Porto), considerada o Coração do Douro Vinhateiro, na região demarcada do Douro, criada pelo Marquês de Pombal que viveu na Pesqueira quando era novo.
Painel de azulejo da Igreja de Trevões |
Campanário |
Do site da Câmara Municipal:
As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.
As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.
Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos existentes por todo o concelho, para além dos palácios brasonados, das igrejas seculares abonadas em história e cultura que testemunham diferences épocas da história. Para além de todo o património edificado esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como um espectáculo de Inverno e o rio Douro como raiz e identidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário