Foi a 10 de setembro de 1756 que foi criada a Região Demarcada do Douro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marquês de Pombal.
Nesta data celebra-se também o Port Wine Day (Dia do Vinho do Porto) cuja iniciativa prolonga-se até 13 de setembro e decorrem entre o Porto e vários municípios da mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo.
Há dois anos visitei por mais de uma vez a zona demarcada, junto a S. João da Pesqueira, onde o meu filho trabalhava. Fiquei encantada com o panorama , um dos mais belos do nosso país, e sobretudo, com o silêncio e paz que se respirava lá em cima ou cá em baixo.
S. Salvador do Mundo um dos miradouros mais populares é um poema com as suas dez capelinhas, donde se desfruta uma vista impressionante sobre o Douro e os montes
cultivados em socalcos.
É uma paisagem muito difícil de se traduzir em fotos e em texto. Só vendo , respirando e sentindo a mística do local quase sagrado.
Para mim, como já escrevi, é dos lugares mais bonitos de Portugal, estas belas paisagens sobre o Douro. De barco também gostei , mas não tem a beleza vista do alto... É mesmo um poema...
ResponderEliminarQuando olho para estas fotos, tenho saudades de lá voltar. Estou a pensar em ir com a minha filha à Régua e andar no comboio a vapor que ainda funciona até fim de Setembro, mas não me sinto com coragem de fazer a viagem, pois ando com uma tendinite muito impeditiva numa das pernas. Vamos lá a ver se consigo. Bjinho.
ResponderEliminarQue fotos maravilhosas
ResponderEliminarE vendo toda essa beleza germina o desejo de lá estar
Bela reportagem
Um abraço
Olá Gracita, gosto muito de a ver por aqui. Este Agosto foi triste quase sem comentários e menos visitas. Volte sempre! Bjinho
ResponderEliminar