Há quem pense que uma foto boa é aquela que a objectiva captura sem qualquer adição posterior, tal e qual o que fica no cartão e se transfere para o laptop.
A verdade é que, em geral, as fotos ficam baças, com pouca cor e contraste, com elementos a mais e sem grande originalidade.
Muitos fotógrafos usam o Photoshop, uma aplicação caríssima para retocar as suas fotos , mas nem sempre elas ficam , na minha opinião, muito melhores. A água parece leite, os céus demasiado azuis, os campos verdes demais.
Uso desde sempre o Picasa da Google, que é gratuito, para fazer o que quero das fotos e algumas são recortadas, de modo a aproveitar apenas uma parte da paisagem ou cena e excluir o resto. Outras são convertidas em sepia ou p&b, a maioria precisa de melhorar a cor e o contraste, diminuir a saturação, ressaltar os contornos., etc.
Dou aqui uns exemplo:
A estufa do Jardim Botânico acima, que já não existe e foi substituída por outra muito feia e com betão para além do vidro, tinha um encanto extraordinário, sobretudo à hora do sol-pôr. As vidraças tomavam vários tons e as partes baças emprestavam uma patine ao conjunto. As plantas ressequidas no interior contrastavam com aqueles tons amarelecidos do vidro embaciado.
Dessa foto fiz muitas mais que aqui revelo:
Todas as fotos são da mesma estufa, algumas tiradas ao por do sol, outras mais cedo, são partes dum todo.
Podem ficar abstractas e criar tonalidades especiais.
Resumindo: É isto que faz com que a fotografia digital me apaixone.
Que bom ler as suas dicas fotográficas! Estamos sempre a aprender. Vou começar a ir ao Picasa da Google e começa a fazer experiências com as fotos que vou tirando. É um novo mundo que tenho vontade de descobrir :)
ResponderEliminarUma boa noite, Virginia
Não sou aquele tipo de pessoas que esconde as suas receitas....gosto de partilhar e por deformação profissional de ensinar. O meu neto já faz videos com 9 anos e conto passar-lhe o que sei sobre fotografia....
EliminarMuito obrigada. Bjo
Sei que me vou repetir mas, não sendo "expert" no assunto (nem pouco mais ou menos...) considero-te uma grande fotógrafa. Acho-as todas excelentes mas a 1ª e a 5ª , para mim, estão excepcionais.
ResponderEliminarAb
Regina
Há dias fiz um comentário sobre as tuas andanças por terras de Bragança mas creio que não chegaste a ler
Bom posso ser uma razoável fotógrafa, mas é muito carolice, nada de muito técnico :)
ResponderEliminarAdorei ir a Bragança, mas agora só lá irei no dia dos anos do meu filho - 13 de Novembro - pois ele vem cá todos os fins de semana. Está num hotel onde não incluem os fins de semana! Mas está bem...e tem de ir a Macedo e a Miranda do Douro todas as semanas. Trabalha muito.
Bjinho