sábado, 28 de novembro de 2015

Os nenúfares


É uma das plantas mais queridas da pintura impressionista.
Monet sabia-o bem e pintou-os como ninguém.

Também me apaixonei por eles quando vim viver para o Campo Alegre e descobri o jardim Botânico. Nele há cinco lagos todos eles diferentes, um maior , outros mais reduzidos, todos com nenúfares em grandes manchas.

Agora estão em hibernação, sem flores e enterradas na água.

Os tons das folhas mudam todos os dias e a todas a horas, poder-se-ia dizer que são infinitas as nuances e tonalidades conforme a luz, o tempo, a estação do ano e o vento....



Todo o ambiente à volta se reflecte nestes lagos - céu, árvores, arbustos, escadinhas, muretes -  e o ângulo donde se olha permite admirar novos coloridos e formas.
É como um caleidoscópio.

Em latim chamam-se nymphae, que soa mais belo ainda. Em inglês waterlilies, lírios da água...





Já fotografei nenúfares em todas as épocas do ano, a todas as horas e com todo o tipo de tempo atmosférico.
É um prazer ir até ao local, sentar-me nos muretes cobertos de musgo e ouvir os pássaros...

Gostava de fazer um livro só com fotos destas. Vamos a ver se tenho coragem.....

Monet pintou-as como ninguém. Aqui ficam alguns dos seus quadros mais carismáticos e um dos poemas de Miguel Torga. A foto do meu neto combina bem com o tom da poesia.




Livre não sou, que nem a própria vida
Mo consente.
Mas a minha aguerrida
Teimosia
É quebrar dia a dia
Um grilhão da corrente.

Livre não sou, mas quero a liberdade.
Trago-a dentro de mim como um destino.
E vão lá desdizer o sonho do menino
Que se afogou e flutua
Entre nenúfares de serenidade
Depois de ter a lua!

Miguel Torga,
in 'Cântico do Homem'


Sem comentários:

Enviar um comentário