terça-feira, 14 de junho de 2016

Desvarios dos adeptos

Fala-se muito dos tumultos provocados por adeptos de futebol nas cidades francesas. A Rússia já recebeu uma condenação em pena suspensa. Os ingleses, não, pois os europeus têm medo que isso os faça votar para sair da UE no dia 23.

As pessoas dão uma importância enorme a estes desacatos, sobretudo quando gostam muito ou não gostam nada de futebol. Uns lamentam a nódoa na belo pano, outros acusam o desporto-rei de fomentar estes alaridos.

No entanto, ninguém liga muito ao facto de se juntarem milhares de pessoas nos festivais de música ao ar livre, onde o acesso a bebidas alcoólicas e droga é livre e onde jovens teenagers estão sozinhos até às tantas de madrugada. O mesmo acontece nas discotecas que estão abertas até às quinhentas. Há miudos de 13-14 anos que andam livremente nas ruas sem vigilância.

Sei bem quanto me preocupavam algumas idas dos meus filhos em grupo a viagens de curso. Eles nunca foram de discotecas, mas tb ocorreram alguns percalços, que quanto a mim, os ajudaram a ter uma noção mais consciente dos perigos que se enfrenta em certos locais.

Penso que se todos fossem como eu, não haveria vivalma nos estádios, nos festivais ou nas feiras. Detesto multidões. Não compreendo como é que se pode gostar do barulho, do sururu, das esperas para comer uma sardinha assada, daquelas marchas pirosas, da música em altos berros, do fado barato, dos martelinhos de plástico e até do fogo de artifício.

No entanto, sou fã de futebol e ontem fiquei até às 3 da manhã a ver a Copa América : México-Venezuela.

O futebol jogado assim é mesmo belo! Até vibro com equipas que nada têm a ver connosco!!

Força , Portugal!

8 comentários:

  1. Já estou de cachecol à volta do pescoço :)
    Força, Portugal :)


    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, Miss. Com o seu :), a selecção vai-se sentir muito mais reconfortada!!
      Oxalá tenhamos algumas alegrias nos próximos tempos para compensar anos de deserto!!
      Bjinho

      Eliminar
  2. Virgínia, era o meu A ainda pequeno e, lembro-me bem, estávamos à mesa, ao almoço ou ao jantar, e veio à conversa o futebol. Eu como nunca fui apreciadora disse: " detesto futebol!" E ele com o espírito analítico que sempre o caraterizou replica: mamã, já viste o rombo que seria para a economia se de um momento para o outro o futebol desaparecesse? Segui-se a explicação com a qual tive que concordar, mas mesmo assim continuo a não gostar!

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei de futebol. Em casa jogávamos, pois éramos seis e com mais uns amigos conseguíamos fazer duas equipas. Eu era avançada, apesar de jogar com sandálias que não davam jeito nenhum. O meu pai não tinha TV, mas era ferrenho do Benfica e íamos ver os jogos a casa de amigos. Quando vim para o Porto, comecei a gostar do FCP e do Boavista, torcia pelos dois. Ainda hoje torço pelos dois clubes, juntamente com o meu filho mais novo e o meu neto.

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho e estou de acordo dá-se mais importância ao que está à volta do que ao próprio futebol.
    Gostei do Blogue.
    Um abraço.

    Andarilhar

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada. Também gostei do seu Andarilhar, muito original.

    Enquanto andamos balanceados nesta aventura, não nos damos conta dos problemas sociais mais prementes e angustiantes....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto muito de estar no meio de multidões. E acho um bocadinho enervante estar a ver ou a ouvir um jogo de futebol, mas estive a torcer pela selecção :)

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de ver e ouvir utebol, ler sobre so acontecimentos e até tricas de bastidores, mas acho um exagero o tempo de antena que se dá nesta altura ao Euro. Estou muito mais interesada em saber como que vai votar a inglaterra.....

    ResponderEliminar