quarta-feira, 1 de abril de 2020

A liberdade




Só sabemos o que ela vale quando no-la tiram.

Sejam os pais, sejam os cônjuges, sejam os filhos, seja a polícia, seja a guerra, o fanatismo...ou uma epidemia letal.

Não vou em rezas, nem em pragas, nem acredito em castigos de Deus.

Limito-me a esperar com medo.
Nunca me senti tão desprovida de liberdade.
Mas também nunca me senti tão privilegiada na minha prisão dourada.

Tenho tudo o que preciso e até a família por perto.

Da minha varanda vejo o mar ao longe. E vejo a primavera a renascer, linda, verde, cheia de viço e alheia aos dramas humanos.

Hoje tirei esta foto que me pareceu quase metafórica.

A liberdade é o bem mais precioso que temos. Sejamos merecedores dela.

7 comentários:

  1. A verdadeira liberdade carregamos nós dentro de nós próprios.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Mano. Mas não estamos livres de ficar dependentes de outros em momentos de crise. É o que mais me assusta, depender de outros, não poder decidir, ter de aceitar. Para já sinto que tenho toda a liberdade do mundo dentro de 4 paredes e um patio, mas se adoeço, o que me acontecerá?

      Eliminar
  2. E já que falamos de liberdade, aí vai um excerto dum poema de Álvaro de Campos que li há dias..
    Ah, tenho uma sede sã. Dêem-me a liberdade,
    Dêem-ma no púcaro velho de ao pé do pote
    Da casa do campo da minha velha infância…
    Eu bebia e ele chiava,
    Eu era fresco e ele era fresco,
    E como eu não tinha nada que me ralasse, era livre.
    Que é do púcaro e da inocência?
    Que é de quem eu deveria ter sido?
    E salvo este desejo de liberdade e de bem e de ar, que é de mim?
    Bjs Regina

    ResponderEliminar
  3. Goze eu sempre de sede e tenha sempre um pucaro ou uma chávena de chá a mitigá-la. O desejo mantém-se, não vejo o dia de ir a correr pela praia, entrar pelo mar adentro como se fora o meu baptismo!
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é dia de Páscoa e de liberdade emocional para mim. A minha Sofia saiu hoje do hospital. Obrigada pelos votos de Páscoa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostava de ter uma janela assim de onde pudesse ver o mar :)

    ResponderEliminar