sexta-feira, 5 de junho de 2020

A Sagração da Primavera




Há uns dias que ando nas nuvens, como dizem os Ingleses, to be on cloud nine means to be in a state of blissful happiness.

É uma felicidade relativa, como são hoje todos os cenários de futuro. Ninguém sabe bem o que nos espera, ninguém se atreve a sonhar demasiado alto, de repente os cantos dos pássaros às 6 da manhã e da tarde começam a fazer sentido, as pétalas das flores parecem mais brilhantes, o ar mais puro e a liberdade cada vez mais preciosa.





O Jardim Botânico fica em frente da minha casa e vejo muito dele da minha varanda todos os dias. É um verdadeiro hino à Natureza, quer faça chuva, quer faça sol. Os verdes - em matizes infinitos - misturam-se numa dança permanente, abanam com o vento, tomam cambiantes diversos consoante a hora do dia, desaparecem na escuridão da noite quando as luzes da rua se acendem.






Reabriram o Jardim  ao fim de três meses de confinamento.

Chamo-lhe agora o Jardim do Éden, pois fomos expulsos dum dia para o outro sem sequer termos admirado o jacarandá em flor ou respirado o odor das lindas glicíneas lilazes.

Fui lá há dois dias e ontem. Foi quase tão bom ou melhor do que ir a Matosinhos tomar um banho de mar na semana anterior. Há sensações que não se explicam, que nos ultrapassam e dominam.

Acreditamos em tudo quando nos sentamos naquele banco envelhecido de azulejos amarelos e azuis, onde Sophia se sentou em pequenita.  Acreditamos que a Vida nos reserva ainda o prazer de sonhar, de voar, de sofrer e amar.

Escrevi pequenos textos enquanto contemplava o cenário. Eis um deles:

Sentada num banco deste jardim maravilhoso, tento .transcrever no ecrã as sensações que me assaltam sempre que aqui venho. Reabriu o meu cantinho, voltaram a beleza e a poesia deste local único, que me é oferecido.

Passar uma hora aqui faz me bem a alma. 
Muito chorei nestas veredas e cantinhos, muito sonhei também.
 Muito voei por cima destas árvores antigas, lindas em todas as estações do ano, hoje esvoaçando com a brisa do norte que sopra forte. Estar aqui é apaixonante. 

Ando a ler a biografia de Fernando Pessoa por ele mesmo, um livro que saiu há pouco, compilado por Sónia Louro. A vida do escritor - para mim ele, além de Poeta, é um extraordinário pensador, filósofo, escritor e narrador.
O livro, a que a autora chama Romance, é arrebatador e ontem fiquei uma hora a lê-lo pelo Kindle na minha varanda às escuras.

A Lua quase cheia iluminava o céu todo. Senti-me só na minha felicidade. Queria partilhar com mais alguém aquele momento.

Cito o Poeta porque não consigo dizer isto melhor:

O universo não é uma idéia minha. 
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. 
A noite não anoitece pelos meus olhos, 
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos. 
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos 
A noite anoitece concretamente 
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.“ 

                                         Fonte: https://citacoes.in/autores/fernando-pessoa/





2 comentários:

  1. Impossível não comentar Dra. Virgínia.
    Belíssimas fotografias, belo texto e bela poesia.
    Adoro ler os seus estados de alma. Com muita admiração e respeito receba um enorme abraço.
    Maria Isabel

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar