terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Língua universal



 Nunca percebi a aversão das pessoas aos estrangeiros que nao falam Português, tanto quanto odeio a subserviência ignorante, que notei em muitos lados, sobretudo no Algarve. 
A mentalidade já mudou bastante e ultimamente, tenho reparado que há um esforço em aprender Inglês.  Ninguém sabe o que o futuro nos reserva e nos somos a minoria. O patriotismo foleiro não nos serve numa Europa cada vez mais global.
Nao passa pela cabeça de ninguém aprender noruegues ou sueco para ir numa viagem turistica a Escandinavia. Como nao queremos aprender romeno ou esloveno para visitar os paises de Leste. Isso equivale a dizer que precisamos doutras ferramentas para comunicar.
Quando fui a Hungria  nos anos 90, ninguem falava inglês.  Tive de falar alemao para me informar sobre coisas minimas.
Todos os turistas gostam do Porto porque, mesmo quando não sabemos línguas, esforçamo-nos por entender o que nos dizem. Ja ajudei turistas em muitas situacoes.  É uma cidade acolhedora com pessoas empaticas, o que nao acontecia em Lisboa quando la vivia.
Encontrei há tempos um ex aluno que me disse: Ah se eu soubesse , tinha estudado mais inglês. Trabalho numa loja de moda e faz me imensa falta. Pois!

Saber comunicar é uma mais valia, nunca elitismo ou snobeira. Gostava de saber Italiano, mas é  um pouco tarde para comecar.  Compreendo alguma coisa, mas nao falo nada, embora a minha bisavo materna fosse italiana.

O video acima dum dos melhores  linguistas ingleses, David Crystal, é  muito elucidativo  sobre o futuro das linguas universais. 



Quem o compreender, tera prazer em consultar tambem o blog speakenglishcenter.com.



3 comentários:

  1. Bem, por acaso antes de ir a Praga estive a tentar aprender checo :) é uma óptima motivação para aprendermos uma lingua e foi-me útil num Café e também deu para agradecer, sem ser em inglês -num mercado consegui dizer olá e perguntar quanto custava um artigo, mas depois porque a senhora que estava a atender falava muito depressa, não percebi a sua resposta :)

    ResponderEliminar
  2. Experimentei também aprender algumas palavras noutras linguas e relembrar o que aprendi de francês e é através do Duolingo na modalidade gratuita https://www.duolingo.com/learn

    ResponderEliminar