domingo, 17 de março de 2013

Domingo pleno




Hoje fui ao cinema. precisava de refrescar as ideias e queria sair, mas não apanhar frio e sentir o vento.

O cinema estava vazio. Filme francês, intenso, bonito, com imagens que não se esquecem, expressões faciais não rebocadas, ténues, críveis e comoventes. Um filme cheio de histórias e de ternura, apesar da crueldade das situações. Tudo se recompôe depois da catástrofe, mas sente-se o esforço, o suor, as lágrimas. Filme belo, que nos deixa a sentir de bem com a humanidade. E depois, o sorriso luminoso da Marion Cotillard, que nos fica na memória...

Vim para casa com desejo de ficar...mas parti, logo a seguir, para a Foz com o meu filho e netos.Ventania desbragada, mar dum azul esquisito, quase artificial. A espuma fustigada pelo vento sobre o molhe.

A Pérgola lindíssima ao fim do dia.

Frio demasiado para se estar cá fora. os miúdos radiantes a brincar e a minha filha feita babysitter a olhar por eles. Tosta mista e sumo de laranja com o meu filho, os dois pasmados com a falta de brio nos serviço da esplanada. Às vezes penso que as esplanadas da Foz são uma imagem do país, pode-se estar lá horas, sem que ninguém venha perguntar o que desejamos e depois espera-se outra meia hora por uma tosta e uma fatia de bolo. Em qualquer outro país, haveria um self-service com os bolos e as sandes, bebidas e saladas à mão....aqui não. Há um empregado já de idade que se queixa de não poder fazer tudo ao mesmo tempo, resmunga e quase nos manda àquela parte....e ainda querem que o país avance.


Mas a vista é magnífica, o sol imenso.

A Foz é sempre a Foz, mesmo com vento desbragado.

6 comentários:

  1. Lindíssimas fotografias da Foz. A do molhe é excelente.
    Hoje assisti, no Pavilhão ROSA Mota, a uma magnífica sessão em que o PROFESSOR António Maquiavelo explicou o malabarismo através da Matemática. Gostei muito e passei alguns momentos bem agradáveis. O professor é jovem e muito bom. Tanta gente boa que há em Portugal!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da critica ao serviço prestado na esplanada...Enfim! E das belas fotos!
    Quanto ao filme, vamos ver se arranjo coragem para ir vê-lo.
    Beijo e bom começo de semana!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada às duas. Estava uma tarde do demo, fria e ventosa, mas as cores viam-se ain da mais nítidas e a máquina não perdoou. O meu cabelo quase que me tapava a objectiva!

    Bjo e boa semana!

    Vá ver o filme que vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. As esplanadas da Foz são muitas vezes frequentadas por quem não pede nada, talvez daí não sejam céleres no atendimento. Fotos excelentes e Pérgola... havemos de conversar muito por lá, Amiga; pôr toda a conversa em dia. Ou lá, ou na Fortaleza da Luz, ao fim da tarde. merecemos, não merecemos...?

    (Tem comentário meu no post anterior)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que diz em relação ao filme e gosto da sua descrição do mar e do vento sobre o molhe. Quase como a legenda das fotografias ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Costumo ir ao Bar dos Ingleses, onde são bastante prontos a servir, mesmo os almoços, mas é perigoso para os miudos, pois tem umas cordas que facilmente cedem e eles podem cair sobre as rochas ( nem pensar....), de modo que fomos ao Homem do Leme, onde há baloiços e duas esplanadas grandes com um ou dois empregados já entradotes. O vento estava a enervar-me de modo que ficámos dentro a conversar....

    Como eu gostaria de fazer contigo ...aqui, na Luz, em Lisboa....na Lua...wherever, my Friend. Este ano só devo estar na Luz no princípio de Agosto - 1ª quinzena - ou então depois na 2ª de Setembro.

    Mas un bel di vedremo....

    Bjo

    ResponderEliminar