terça-feira, 19 de março de 2013

Há dias e dias

Hoje acordei com vontade de fazer coisas.

Muitas vezes acordo com desejo de não ver, de não ouvir, de não comer, de não me levantar, de não encarar o mundo....só me apetece ficar estática, sem me mover, numa dormência dolente...


Fui à Loja do Cidadão por causa da SS. Tinha recebido um aviso de pagamento de contribuição por causa do meu trabalho independente. Ser independente é o que dá. Paga!

Cheguei lá, tirei senha e saiu-me o 106. Ainda ia no 34. Fui pedir uma certidão de nascimento ao registo, onde não estava ninguém. Em 5m e por 20 euros tinha a certidão na mão.

Saí, fui tomar um café ao Jeronymo, andei a ver revistas, quando voltei, tinham avançado para o 42, o que augurava uma tarde na LC ou a passear no Arrábida shopping. Quase que dava para ir ao cinema, mas não havia sessões a essa hora.

Comecei a olhar para o écran e vi uma secção - SS - prioritários. O que será isto? Será para os que devem tanto que, quanto mais depressa pagarem, melhor? Perguntei ao segurança o que era isso de prioritários e ele, pacientemente, enumerou: pessoas inválidas ( no way!), pessoas deficientes (never), grávidas ( já fui), seniores,  ou seja, maiores de 65 anos ( YEEEEP!). Tirei outra senha e saiu-me o 22. Mal tive tempo de chegar ao balcão. Já estavam a chamar-me e até tive vergonha de dizer que tinha 66 anos, pois ia a correr toda lampeira!



Em 15m resolveu-se o problema. Devo ter isenção pois, apesar de independente, sou aposentada do Estado, trabalhei sete anos de pastora como Jacob,  mais 30 de guardadora de rebanhos como o Alberto Caeiro e, ainda apascentei muitas ovelhas tresmalhadas...que vinham até minha casa para aprender alguma coisinha.

Tive de preencher um papel a pedir isenção....e só saberei o desfecho daqui a um mês. Vou pagar com juros, que é o mais provável.

À tarde, continuei numa de frenesim. Fui ao banco, pois tinha de tratar das minhas contas. Encontrei lá a minha aluna ( uma dessas ovelhas tresmalhadas:), que há anos me gere as contas, disse-me que a agência ia fechar. Fiquei com pena, pois não gosto nada de ir a bancos grandes e aquele, apesar de ficar longe, era o meu banco há anos. Tudo o que é bom, fecha....
Da PE, mandaram-me o Powerpoint que vou ter de usar nas sessões de apresentação do projecto. Lindo, mas as imagens aparecem-me todas estáticas, como eu de manhã ao acordar. Que diabo, porque é que elas não se mexem???

Finalmente mais tarde consegui perceber que o PP tinha de estar em modo ecran pleno para se verem as páginas todas a aparecer e desaparecer.

Vou ter de estudar muito e de usar o controle remoto para as manipular...é triste não saber fazer algumas coisas que até o meu neto de 9 anos domina.

Já nem sei se é bom ser sénior ou não....:). Tem dias!

2 comentários:

  1. 66 anos, novíssima!!!!! Para mim quem tem menos de 80 é muito novo!
    A Virgínia é novíssima em idade e ânimo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Haha, Graciete, é tudo relativo, não é? É preciso é ter ânimo, precisamente, e sentirmo-nos vivos e capazes de andar para a frente ( mas ser senior dá jeito às vezes!!!)

    Bjinho

    ResponderEliminar