sábado, 16 de março de 2013

Lang-Lang

O nome soa bem, todo ele é melódico.



É pianista e estou há uma hora a ouvi-lo no Brava HD, um dos canais que mais prazer me oferece nos dias que correm. Se fechar os olhos, vôo para uma sala de concertos, vejo as teclas e os dedos do pianista a percorrerem-nas dum modo extraordinário, como se não houvesse mais nada a acontecer no mundo ao mesmo tempo. A multidão aplaude, não se cansa. Ao nocturno, segue-se a Polonaise de Chopin, peças tão conhecidas que quase consideramos nossas.

Vistas de cima as suas mãos parecem borboletas a tremelicar por cima do espaço branco e negro das teclas, como que ofuscadas pela luz...

Fecho os olhos, vejo a minha Mãe, a sala da minha infância, sinto o cheiro e o acetinado dos maples, a vista do Tejo acizentado...as cortinas a esvoaçar com a brisa...ah infância bendita...
mas a veemência revoltada de Lang-Lang desperta-me desse sonho, os dedos correm incansáveis, pondo em delírio os ouvintes da sala de concertos e ofuscando os lustres suspensos sobre o piano.

Lang-Lang é um jovem, um dos melhores pianista da actualidade, ouvi-o na CdM há tempos, também aí com um banho de multidão encantada.

Senta-se de novo...e toca a valsa brilhante...com uma suavidade que se diria à socapa....vejo um par a dançar pela sala ao som do piano....mas na realidade ninguém se mexe, está tudo petrificado a ouvir...só a ouvir...como eu....


9 comentários:

  1. Fantástico. Obrigada pela partilha
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. É maravilhoso...até virem os meus três netos acabar com a serenidade dos sábados à tarde :)))

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso!! Não conhecia o pianista, mas os trechos musicais, sim. Gostei também muito do texto do seu post! Parabéns.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Graciete. É sempre grato difundir o que já conhecemos dum modo interessante e não livresco. Não sou melómana, mas sensível à música clássica dum modo especial pois habituei-me a ouvi-la desde pequenina....

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. Muito bom, mesmo. Embora aprecie a Maria João Pires de quem tenho muitos CD's onde toca Chopin, também gostei muito de ouvir Lang Lang. Uma manhã ou uma tarde a ouvir música clásssica e de preferência solos de piano :-) é o paraíso!
    O tempo voa, traz uma paz imensa e apetece que não acabe...
    Obrigada.
    Bjs da Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  6. É mesmo querida Geninha....

    Mas hoje fui ao cinema e à Foz...estava uma ventania, mas tinha de sair.

    Obrigada pelo comentário!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Já conhecia há um bom par de anos, é muito bom, mesmo!

    Mas isto: «as suas mãos parecem borboletas a tremelicar por cima do espaço branco e negro das teclas, como que ofuscadas pela luz...» é um exemplo de um excelente naco de prosa com que às vezes a Amiga nos brinda. Lindo!

    (tem comentário meu no post anterior)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Magnífica descrição, pura prosa poética. Fica-se com vontade de ir ouvir também...

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Paulo.

    Gosto de ouvir e descrever o que sinto ou vejo ou imagino.....é um misto de sensações visuais, tácteis, auditivas....a música enleva-me e é o meu escape nas horas de ócio.

    Bjo

    ResponderEliminar