sexta-feira, 22 de março de 2013

Momentos únicos

Ontem foi a apresentação do nosso projecto no Porto, perante 120 pessoas, entre as quais, a Dra Rosália Teixeira, mulher do fundador da Porto Editora, e muitos outros funcionários da secção de marketing da mesma. A sala estava a abarrotar e os colegas muito sorridentes. Era o seu primeiro dia de férias da Páscoa e a Primavera estava ali.

Senti-me nas nuvens, emocionada e grata, 30 anos depois de ter publicado pela primeira vez um manual escolar para o 10º anos - WORK IT OUT - num tempo em que não havia publicidade nem apresentações, o manual era todo a preto e branco. A capa foi desenhada por mim em cima da minha cama, que serviu de mesa para montar o puzzle que a compunha com fotos relacionadas com os temas do programa. A capa era toda negra e o puzzle sobressaía.
Eu tinha 36 anos e a vida toda pela frente, mal sabia  que iria trabalhar para a editora mais 30 anos e que este trabalho me encheria plenamente a vida.

O novo manual era revolucionário na altura por que tinha um tamanho A4,  uma inovação que encarecia o produto, dado que todos os manuais eram pequenos e, em geral, com capa dura.
O nosso era grande, tinha fotos que não serviam só para decoração, mas também para desenvolver competências, os textos longos, selecionados de obras ou revistas de grande nível copiados para a máquina de escrever Olivetti, já que não havia computadores, nem fotocópias, nem sequer máquinas eléctricas e muito menos Internet.
Os alunos eram outros, melhor preparados a nível de fluência, e dava gosto usar o meu manual nas aulas. Foi um bestseller na altura, embora nada soubéssemos do número de escolas que o tinham adoptado. Era tabú.

Ontem o momento foi único também. O Powerpoint, apresentado pela minha amiga Vanessa, impressionou toda a gente. A sua simplicidade, espontaneidade, sentido de humor e engagement cativaram as audiências e comoveram-me muitíssimo. A minha filha também estava feliz.
Depois por ali ficámos, falando com muitos colegas, interessados em saber mais e também em nos conhecer melhor.



Há alturas em que sentimos que tudo valeu a pena, que meses e meses de esforço, de pesquisa, de horas e horas a rever provas, à procura de fotos e a reesecrever textos, são recompensadores pelo prazer que se tem ao olhar para os materiais, agora produzidos com tecnologias avançadíssimas e inovadoras.

A minha amiga Vanessa  escreveu no Facebook que se sente como uma mãe que acaba de ter um filho....eu já sou avó e olho com ternura para os meus "netos" , ansiosa por vê-los a saltar nas prateleiras e a fazer travessuras nas mochilas dos alunos:)))

8 comentários:

  1. Obrigada, Graciete.

    Os seus comentários são sempre benvindos, neste blogue , muito visitado , mas pouco comentado.:))

    Bjinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Virgínia! De facto, comento pouco, mas leio-a diariamente.

    Quando fechou o outro blog e desapareceu durante uns tempos, fiquei preocupada e tentei encontrá-la através do Facebook, onde lhe deixei uma mensagem privada. Como não respondeu, ainda fiquei mais apreensiva e escrevi um email no blog do Paulo Abreu e Lima (que é seu amigo e cujos escritos, também, muito aprecio), perguntando-lhe por si. Nada!

    Mais tarde, através de um comentário que fez no blog dele, descobri este seu novo espaço e fiquei contente: afinal, estava tudo bem consigo!...

    E pronto... Continuei a lê-la todos os dias, com o mesmo agrado, regozijando-me com as coisas boas e solidarizando-me com as 'neuras' dos dias mais cinzentos.

    Hoje é dia de lhe deixar, aqui, um beijinho de Parabéns pelo seu Manual, que deve estar excelente. Parabéns, também, embora atrasados, pelo aniversário o seu pequenino.

    Fui passear a pé, às 8 da manhã, pela nossa marginal e estava um mar lindíssimo. As ondas passavam por cima do Molhe. Lembrei-me de si e das magníficas fotografias que faria.

    Um abraço da

    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente tenho tido o tempo muito ocupado e não tenho "visitado" blogues (nem o meu..). Hoje vim e aqui estou para te dar um abraço de parabéns
    Regina

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Teresa, realmente senti a sua falta, mas foi-me difícil contactar com as pessoas que me liam, pois não sabia os seus emails. Não recebi o seu, que diz ter escrito através do FB. Peço desculpa. Continuarei a escrever, pois é um escape fantástico, ainda hoje escrevi uma artigo que me levou a relembrar alho de muito querido e familiar.

    Vamos a ver se o manual está bom....só experimentando:)

    Obrigada, Regina, realmente deves andar numa giranda :). Não estranho pois é habitual em ti. Agradeço duplamente o teu comentário.

    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Work it out foi o meu livro do 10º, tinha 15 anos! Já tínhamos falado sobre isto, mas assim que vi aquela capa, não duvidei: estudei por si :))

    Parabéns por este novo trabalho e que seja outro sucesso!

    (tem comentário no post anterior)

    Bjos!

    ResponderEliminar
  6. BOA!!! Essa não sabia....já és assim tão velhinho???

    Estudaste por mim, essa é muito bem apanhada. Não fui tua professora, a não ser no blogue, com muita pena minha:)))

    Só falta agora combinarmos um encontro casual como este com o Mário, foi muito intrigante para mim....:)

    Acho graça a estas tuas respostas todas por atacado, parece que tens um dia por semana para leres os meus posts, é muito gostoso, sem dúvida.....

    Bjo

    ResponderEliminar