terça-feira, 5 de março de 2013

Os Blues

A palavra blue em inglês tem muitos significados.

Na realidade a palavra "azul" significa o mesmo em termos cromáticos, mas não encerra tantas outras nuances.

Não podemos dizer que nos sentimos "azuis", quando a depressão nos ataca ou que dançamos com os namorados uma vez aquando da lua azul...ou então comentar que alguém apareceu por fora do azul....:))!!

Também não é possível ouvir os "azuis" com as sua trompetes e vozes roucas...

Em termos de cor, os azuis em português equivalem-se aos das outras línguas: azul indigo, azul cobalto, azul prussiano ( o meu preferido), azul ultramarino, azul turquesa, etc.

Sempre adorei o azul, embora me vestissem de cor de rosa porque segundo me diziam, o rosa fica melhor com as peles morenas. Quando passei a escolher a fatiota, o azul foi sempre privilegiado. É a minha cor, por excelência, e nada tem a ver com paixões clubísticas, ainda que não goste dos encarnados, como se diz em Lisboa. Azul escuro, azul turquesa, azul safira, azul bébé, azul violeta, azul anil....

Li que o azul era a cor da liberdade e da revolução no sec XVIII, mas que passou a conotar-se com autoridade no século seguinte e muitas das fardas militares passaram a ser azuis, as napoleónicas, as da polícia de NY ( lembram-se da Balada de Hill Street-Hill Street Blues?), as da polícia inglesa ( os Bobbies), as da Marinha, que o meu Avô tão garbosamente ostentava em momentos especiais.

Muitas coisas mais haveria a dizer sobre esta palavra. Azul é o nome dum filme maravilhoso de Kievlowsky, azul é muito mais do que uma simples cor ou um pigmento qualquer.

Hoje resolvi fazer uma foto artística em honra desta cor. Só sabia que tinha de ser assim. Usei uma foto colorida que já tinha e transformei-a de modo a que ficasse louca como um quadro metafórico.

Ei-la, a cor dos sonhos:



8 comentários:

  1. De cores, sei que são energia luminosa visível que aparece decomposta no arco íris. De uma maneira geral gosto de todas.
    Quanto ao seu quadro azul acho-o um pouco difícil mas não deixa de representar uma bonita cor,embora eu não tenha uma simpatia especial por ela.Para mim é bonita, simplesmente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

  2. Não é um uqadro, Graciete, é uma foto que foi feita através de uma colagem de fotos juxtapostas, que até eram em tonalidades rosa. Através de software próprio consegui transformá-la.

    Mas apesar de ser só uma foto, transmite-me uma série e inquietações e liberta outras tantas....

    Obrigada.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Também sou do azul, que é sem dúvida a minha cor. Em todos os seus cambiantes e tonalidades. A foto ficou um pouco estranha. Mas gosto dela. Se calhar, justamente, por causa do azul... :))
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Gosto do azul do mar! Também gosto da palavra BLUES, porque é um dos géneros musicais da minha preferência. À primeira vista o seu quadro agrada-me!Todavia, confesso que arte da pintura pouco ou nada percebo. Só sei se me agrada ou não! Mas sabe o que me fez lembrar, num de repente? Uma flor, a hortênsia!
    Beijinho.
    Madalena Amaral.

    ResponderEliminar
  5. "When I'm feelin' blue, all I have to do is take a look at you,
    Then I'm not so blue.
    When you're close to me I can feel you heart beat
    I can hear you breathing in my ear."

    Em Português também existe azular, no sentido de desaparecer. Aliás, eu próprio ando estupidamente azulado, como se pode ver... Olhe, Virgínia, gostei muito desta entrada (também gosto de azul, mas os meus olhos vêem em verde) e simplesmente adorei a composição acima (penso que aplicou um zooming burst, não?), de tal forma que não seria nada má ideia pensar em fazer um quadro com este efeito de aproximação-distanciamento rápido. Pense nisso, porque quando vi, pensei que fosse uma pintura sua...

    ps: lentamente irei ler o resto que perdi por aqui... :(

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Enganei-me. Era realmente uma foto que de facto transmite uma certa inquietação, o que só a valoriza.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Há algumas expressões com azul em português. Fiquei azul ( de medo?) ou , mas não há nenhuma como bati-lhe negro e azul ( forte e feio)...:)))

    Obrigada a todos e todas pelos comentários. Achei graça às reações à foto. Faz-me lembrar os quadros que fazia o meu saudoso Nikola, o meu primeiro professor - os dele em tons de negro e roxo, mas com estas formas e com buracos negros pelo meio, assustadores e inquietantes. Este não é tanto, é mais sereno, mas habita nele um ser qualquer, que se quer expressar e não consegue.

    Pois , Paulo, pode ser que consiga imitar a foto, é uma questão de experimentar. Não prometo....o que quero é que te ponhas bom e apareças de repente como hoje por fora do azul....ou por dentro, desde que apareças!!! E sim usei o zoom , mas só no fim da mistura toda.....

    Madalena, a hortense não está mal vista....é uma flor com tons de azul muito especiais. Mas a foto não foi feita com flores....

    Isabel, isto não é um quadro....mas tem razão quanto a ter uma opinião sobre pintura, mitas vezes há os que apelam e os que não. Dantes tb era assim, agora, não, já percebo um pouco mais de correntes e de estilos e consigo apreciar melhor, mesmo o que não me agrada às vezes aos sentidos!
    A minha filha adorou, assim como alguns fotógrafos do Woophy que a viram no FB!!!

    Bjo a todos!

    ResponderEliminar