terça-feira, 2 de abril de 2013

Gabriela Montero - genial improvisadora

Ouvi Gabriela Montero pela primeira vez no Mezzo e fiquei pasmada com a execução e brilhantismo desta pianista, que brinca com os temas sugeridos pela plateia e constrói toda uma peça da sua autoria que é e será única, dado que ela não escreve nada e fica apenas com a gravação da sua performance, todos os dias diferente.

Da Wiki:


Nasceu em Caracas em 1970. Em 1975, aos 5 anos, Gabriela estreou em público ao piano acompanhada pela Orquesta Sinfónica Simón Bolívar, conduzida por José Antonio Abreu. A exibição  proporcionou-lhe uma bolsa de estudos do Governo da Venezuela para estudar nos Estados Unidos.
Desde seu primeiro contato com o piano, Gabriela sempre gostou de improvisar mas, de acordo com ela, sempre sentiu vergonha de fazê-lo em público, pois estaria "mexendo" em temas de outros autores, o que poderia ser considerado um desrespeito. Nos Estados Unidos, conheceu Martha Argerich que, encantada com o talento de Gabriela para o improviso, incentivou-a a não só praticá-lo em público, como a torná-lo o cerne das suas apresentações.
Em recitais ou concertos, Gabriela convida sempre a sua platéia a sugerir uma melodia. Se tiver uma orquestra presente, os músicos também são convidados a participar. "Quando improviso", diz Gabriela, "fico ligada à minha audiência de um jeito único - e eles comigo. Porque a improvisação é uma grande parte de quem eu sou, é a forma mais espontânea e natural com que me  posso expressar. Improviso desde que a minha mão tocou o teclado pela primeira vez, mas por muitos anos  mantive esse aspecto meu em segredo. Martha Argerich, ouviu-me a improvisar um dia e ficou em êxtase. Na verdade, foi Marta que me convenceu de que era possível combinar a minha carreira de "artista clássica" com este meu lado que é bastante original."

Adorava ouvi-la ao vivo. Gostava mesmo de poder sugerir-lhe uma melodia e vê-la transformar essa melodia com a sua varinha mágica...

Oiçam só!



6 comentários:

  1. Bela pianista. Gosto da maneira como ela pousa as mãos no teclado, sem espalhafato mas com eficiência.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O que me toca é a sua simplicidade ao falar com a audiência e depois o vigor com que ataca as peças e as transforma. Ontem estive parte do serão a ouvir outros videos dela do Youtube e fiquei siderada com a capacidade de improvisar sobre temas muito conhecidos.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Não foi ela que esteve há pouco em Lisboa, na Gulbenkian? Estou a fazer uma grande confusão, ou acho que li sobre isso. É, de facto, extraordinária!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Penso que sim, Isabel. Pena não ter vindo ao Porto. Já há muito que a oiço e adoro.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Muito boa! Dava uma boa "jazzista clássica" ou similar. Gosto dos artistas clássicos que interagem com o público. São tão poucos...

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Ela toca musica clássica normal em concertos por todo o mundo, mas alia a essa vertente esta da improvisação, que acho fascinante. Tem algumas peças emocionantes porque nuca sabemos como vai acabar.....

    Bjo

    ResponderEliminar