terça-feira, 26 de maio de 2015

Fins de tarde no Douro


Já há bastante tempo que não ia à Ribeira. No ano passado, fui lá várias vezes com a minha filha em pleno verão e encantaram-me  a vista, o bulício e os turistas que se apinhavam junto aos restaurantes e no cais.


Ontem voltei lá com o meu filho. Fomos a um restaurante muito bom, chamado "O Bacalhau". Muito pitoresco e popular, este restaurante tem um menu bastante selectivo, mas com pratos tipicamente portugueses, como ovos verdes com alheira e açorda de camarão. Ambos estavam uma delícia, há muito que não comia nada tão bem confeccionado.


 Depois passeámos um pouco por ali a admirar o final da tarde, meio nevoenta.

Falámos da vida, coisa que já raras vezes acontece, visto que os kms que nos separam são muitos e ele não tem tempo para se dedicar à família como quereria. Uns contratempos obrigaram-no a ficar mais uns dias aqui no Porto, mas amanhã já partirá de novo rumo aos EU.


O Porto é Só...

O Porto é só uma certa maneira de me refugiar na tarde, forrar-me de silêncio e procurar trazer à tona algumas palavras, sem outro fito que não seja o de opor ao corpo espesso destes muros a insurreição do olhar. 
O Porto é só esta atenção empenhada em escutar osPASSOS dos velhos, que a certas horas atravessam a rua para passarem os dias no café em frente, os olhos vazios, as lágrimas todas das crianças de S. Victor correndo nos sulcos da sua melancolia.



     EUGÉNIO DE ANDRADE

5 comentários:

  1. Gininhaprimamiga

    Não sou muito afim do Porto, mas encanta-me quando o tratam bem. E tu trata-lo muitíssimo bem. Parabéns.

    Bjs da prima Raquel e qjs do Pernoca Marota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este gajo tem a mania que Lisboa é Portugal , e o resto é paisagem.

      Eliminar
    2. Veja como é que fala dum leitor que é meu primo e tem todo o direito de exprimir a sua opinião sobre a cidade. Sou de Lisboa, reconheço-lhe beleza, mas vivo e amo o Porto. Não vale a pena estar discutir se uma é melhor que outra. Home is where you are happy.

      Eliminar
    3. A liberdade de expressão foi conquistada em 25Abril1974.
      Esta é a minha opinião,e sem ter ofendido ninguém, não retiro uma vírgula.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Ontem voltei ao Douro, mas desta feita ao outro lado. Logo já posto aqui umas fotos - espero- que te mostrarão a magia desta cidade ao anoitecer.
    Obrigada, bjinhos

    ResponderEliminar