terça-feira, 9 de junho de 2015

O meu jacarandá


Todos os anos o visito.
Todos os anos o admiro na sua altivez e fragilidade.
É o meu jacarandá, o único que há nestas redondezas e, como diria o Principezinho,  é "unique au monde".
Para mim.

Há semanas quase chorei por pensar que ele teria florido sem eu dar por isso. Hoje ele brindou-me com as suas grinaldas lilazes, a beleza das folhas rendilhadas e a delicadeza das suas flores. O chão atapetou-se para eu passar e a luz esmerou-se para as minhas fotografias.

Enquanto viver e puder, estarei ali ao pé dele. É o meu jacarandá.





O jardim parecia que tinha rejuvenescido. Havia flores por todo o lado....mas nenhuma chegava ao meu jacarandá em cor e em suavidade.


4 comentários:

  1. Um post muito belo que se lê como um poema. E as fotos são maravilhosas, fazendo justiça à altivez e fragilidade do Seu Jacarandá. Deixo-lhe aqui um poema em troca e saio daqui com o coração perfumado, suavemente, sobre o manto de flores lilases. Um beijinho

    "O jacarandá florido
    Brando cantar trazia
    Branda a viola da noite
    Branda a flauta do dia

    O Jacarandá florido
    Brando cantar trazia
    O vinho doce da noite
    A água clara do dia

    Quem o olhava bebia
    Quem o olhava escutava
    O jacarandá florido
    Que o silêncio cantava"

    Matilde Rosa Araújo

    ResponderEliminar
  2. Que comentário tão emotivo e tão bonito.

    Obrigada Miss :), hoje foi um dia excepcional, fui há pouco à Foz tomar uma limonada com a minha empregada e estava-se maravilhosamente na esplanada da praia dos Ingleses. Que bem que faz deixar roupa por passar e ir para a beira-mar. O dia estava herrlich como dizem os alemães....somos uns sortudos!!

    Bjinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  3. Bonita ode ao jacarandá.

    Praia dos Ingleses(esplanada), também gosto de frequentar, mas prefiro a bonança do entardecer, quando o sol se despede no horizonte, estando eu a degustar um porto branco seco, bem fresco.
    Limonada é óptima para a saúde em jejum.
    Bom feriado.
    Bom feriado.

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido essa da limonada. No inverno adoro chá de limão e passei o gosto ao meu neto mais velho que bebe sempre um quando cá vem. Hoje está cinzento e parece que vai chover. Belo dia para ficar em casa a ler e ouvir música :)
    Bom feriado para si tb.

    ResponderEliminar