segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Navegar é preciso



Sempre gostei muito de barcos.

Da minha varanda da casa de infância, viam-se todos os barcos que entravam na barra do Tejo. Conhecíamo-los todos, as companhias, os nomes e até atribuíamos a cada uma de nós a pertença fictícia destes navios gigantes. Não tínhamos TV, esse era uma dos nossos passatempos. Recordá-lo comove-me, não sei porquê.

Os cruzeiros fizeram sempre parte do meu imaginário, embora o único a sério que fiz tenha sido o do Nilo, em 1999, que me ficou na memória e cujas fotos estão num album à antiga ali na estante.


Na praia da Luz usava um barco de borracha da marca Pirelli, que o meu Pai comprou nos anos 60. Adorava remar e o mar era um apelo constante. Não havia perigo, excepto em dias de nortada, como uma vez aconteceu. Nessa tarde, tive de me atirar borda fora e puxar o barco com uma corda para poder chegar a terra. Assustei-me bastante, confesso, pois ainda estava a alguma distância da praia.

Adorava fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo e outro pelos Açores, mas a incapacidade de andar tem-me impedido de me inscrever nessa aventura. No barco, passeamos, mas em terra temos de usar as pernas e estou muito mal para caminhadas. Pode ser que ainda consiga fazer o cruzeiro do Douro este ano.

No grupo Boats a que pertenço no Facebook, propuseram-nos o tema Minimalism in Boats, o que me permitiu dar largas à imaginação, servindo-me das minhas próprias fotografias. Com elas resolvi fazer uma colagem, que aqui vos apresento acima.

Fica também a canção : Os Argonautas cantado pelo grande Caetano Veloso.



Os Argonautas


Caetano Veloso

  


O Barco!

Meu coração não aguenta
Tanta tormenta, alegria
Meu coração não contenta 
O dia, o marco, meu coração
O porto, não!...


Navegar é preciso

Viver não é preciso...


O Barco!

Noite no teu, tão bonito
Sorriso solto perdido 
Horizonte, madrugada 
O riso, o arco da madrugada 
O porto, nada!...


Navegar é preciso

Viver não é preciso 


O Barco!

O automóvel brilhante 
O trilho solto, o barulho 
Do meu dente em tua veia 
O sangue, o charco, barulho lento 
O porto, silêncio!...


Navegar é preciso

Viver não é preciso...


2 comentários:

  1. "Pus o meu sonho num navio
    e o navio em cima do mar;
    depois abri o mar com as mãos,
    para o meu sonho naufragar."
    (...)
    Cecília Meireles

    Partilho do seu gosto por barcos. Navegar é preciso :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da poesia de Cecília Meireles. Obrigada pela quadra, é linda. Neste momento sinto-me tão impedida de andar - nem sequer ao Botânico consigo ir - que sonho em navegar, em andar de barco pelos mares afora. Não passa dum sonho - ou será lamento?

    ResponderEliminar