segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Os grupos do Facebook

Group dk - estufa jardim botanico















É espantoso como o Facebook se pode tornar aliciante e instrutivo em áreas que dantes, aparentemente, só tinham a ver com cada um, individualmente.
Os nossos hobbies eram só nossos e pouca interactividade existia a não ser em exposições, sobretudo antes da era da digitalização.

groupdk- janela
group: The best of minimalism - banco





O Woophy Club, o Flickr, o Olhares, etc foram os primeiros sites a atrair fotógrafos amadores, alguns deles excepcionais, e a criar laços entre eles que saíam do ciber-espaço e se tornavam realidade, promovendo encontros para conviver, tirar fotografias, trocar impressões e sobretudo divertirmo-nos à roda duma mesmo tema: a fotografia.

grupo The best of boats - Lighthouses
Group Boats - On the beach
Isto foi em 2008, momento em que aderi ao Woophy Club  e ele se tornou uma paixão.
Fazíamos o upload das nossas fotos e imediatamente havia feedback de outros fotógrafos, que nos diziam de sua justiça e até pontuavam as fotos. Criaram-se alguns embaraços por causa dessas pontuações, às quais nunca liguei grande imortância. O que me interessava eram os laços criados entre pessoas internacionalmente e mesmo dentro do território nacional.
Group Silhouettes, shadows and Light - Hyde Park Leeds
Cheguei a pintar alguns quadros inspirados por fotos do Woophy para gáudio dos autores das mesmas.
Group Simplicity - Lamps
Infelizmente este site terminou há três anos, tendo sido criado um  outro no FB com intenções idênticas, mas sem tanta intimidade.
Posso dizer que conto com vários amigos do coração, pessoas que são humanamente interessantes e que me fazem acreditar nas amizades virtuais ( e não só). Até encontrei dois primos que não via desde que saí de Lisboa :)

Neste momento pertenço a vários grupos diferentes e todos os dias coloco fotos novas na net.

Todas as fotos que aqui vêem foram seleccionadas como melhores do dia ou do tema nestes dois anos de pertença ao FB. Desculpem a imodéstia, mas adoro partilhar o que me entusiasma.

Group reflection beauty - nenufares

2 comentários:

  1. A Gi tem uma sensibilidade maravilhosa, cativante e de um enorme coração.
    Aborda os temas de uma forma simples e muito humana, fruto do seu conhecimento e vida. E fotografa como ninguém :) adoro as suas fotos.
    Feliz por ser seu amigo nestes 15 anos, partilhar emoções ou pequenos tudo. Do pequeno e insignificante assunto da nossa vida, podemos receber em dobro, triplo... ou mais que sonhemos, numa atitude e carinho.
    Bjos Gi

    ResponderEliminar
  2. Meu querido Miguel,

    Benvindo sejas a este blogue, que , penso, nunca tinha tido a honra de receber um comentário teu.

    A nossa amizade é linda e não é por acaso que de cada vez que vou à Praia dos Ingleses me lembro de ti e tenho desejo de te telefonar. Infelizmente não moramos perto, se não, esta seria uma amizade menos virtual e mais presente. Nunca me esqueço de pequenas acções tuas que me encheram o coração. Fizeste muito mais por mim do que eu por ti, mas isso não quer dizer que não te considere um dos meus melhores - senão o melhor - amigo. Espero que voltes, os textos são meus, muito simples, as fotos tb são quase sempre minhas pois amo a fotografia. Só tenho uma Lumix, mas adoro-a!! Desejo-te as maiores felicidades e aos teus Mulher e Filhos lindos. Quando vieres ao Norte, please, não te esqueças de mim.....

    ResponderEliminar