segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Fernando Pessoa- 80 anos da sua morte


Fernando Pessoa tinha apenas 47 anos quando morreu, em 1935.


A sua doença teria sido facilmente atacada se ele vivesse agora. Na altura, não havia operações ao pâncreas. Nem curas para cirroses. Em três dias, desapareceu um vulto maior das Letras Portuguesas.

No Observador online, pode ler-se uma entrevista interessante com uma sobrinha do poeta,  Maria Manuela, agora com 90 anos;  recorda bem o tio, um homem engraçado, meigo, amigo de crianças...vale a pena lê-la:

http://observador.pt/especiais/pessoa-o-meu-tio-fernando-era-a-pessoa-a-que-eu-achava-mais-graca-no-mundo/

Fernando Pessoa foi um homem tão notável que é dificil imaginá-lo na sua rotina normal e vida familiar. Imaginamo-lo sempre como um homem só, observador do real, crítico  e instropectivo. Mas não seria assim.

A sua obra permanece um enigma, apesar das centenas de páginas escritas sobre ela.

Ficam aqui algumas das suas frases mais carismáticas e um poema recitado por Maria Betânia:





2 comentários:

  1. ...Ainda não li a nota do Observador...
    Ao que parece, o poeta Fernando Pessoa era tímido...As informações sobre a figura portuguesa são diversas. Há pouco tempo li um livro em que referia a presença do poeta na casa d´avó da escritora...Achei graça aos pormenores.
    Contam que teve um amor platónico com a senhora de nome Ofélia, mas dizem as más línguas que não foi bem assim, porque nos vãos de escadas era um vê se te avias... (risos)
    Gosto de ler biografias e a do F.P. também li... Lá está bem patente as suas origens e da parte da sua mãe, que se chamava Magdalena, teve uma costela açoriana...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas suas achegas. Confesso que li mais do FP do que sobre ele. Acho-o um poeta - e um pensador - notáveis. É uma personagem - ou mais duma - enigmática e fascinante. Ainda bem que as temos!!
    Bjinho

    ResponderEliminar