sábado, 19 de dezembro de 2015

Natal ortopédico

Tenho andado às voltas com a saúde de há uns dias para cá.

Fui à Clínica Práxis, que me foi recomendada pelo meu médico ortopedista. Esta clínica é pioneira em tratamento de doenças da coluna, sendo o seu director Manuel Enes, competentíssimo em técnicas inovadoras para a melhoria dos problemas de coluna que nos afligem.
Já há uns dois meses que ando a sofrer de dores do tipo ciática, lombares, que se estendem até aos joelho, causam mal estar e dificuldade de locomoção, para não falar dos sintomas psicológicos, que nos tiram a alegria de viver.
Há meses que não saio, a não ser para ir daqui ao café, ao cabeleireiro ou ao hospital fazer exames ou à fisioterapia. Ando deprimida, sem vontade de fazer nada que me exija esforço. Nem à Foz tenho ido e ao Botânico só muito raramente.
Gostei muito da Clínica e das pessoas que me atenderam, fui vista pormenorizadamente por um ortopedista, que, por coincidência, é Pai dum colega do meu neto Daniel no Colegio Alemão.
Depois disso tive uma conversa longa com o Dr Manuel Enes, que me recomendou uma intervenção minimamente invasiva, de modo a abrir a oclusão entre vértebras. Farei isso na 3ª semana de Janeiro, esperando que a minha mobilidade e disposição mudem gradualmente.
A Clínica fica muito perto do Carolina Michaelis, na zona onde vivi durante 30 anos e que bem conheço. Só terei de lá pernoitar um dia, podendo depois vir para casa e mover-me bem.



Ontem andei com uma indisposição de estômago, o que não me acontecia há anos, e fiquei preocupada pois a dor não passava. Estive todo o dia sem comer nada e para o fim da tarde já conseguia ter algum apetite. Nem consegui ter os meus netos aqui como é costume, estava tão indisposta que tive de os mandar para casa com a empregada. Só me apetecia estar deitada.

Hoje já estou um pouco melhor e os meus filhos já voltaram ontem à noite, um de Bragança e o outro dos EU.

Começa o Natal. Oxalá com mais saúde! 

8 comentários:

  1. Virgínia, tem de tentar recuperar alguma qualidade de vida, a dor física alastra-se para a alma com facilidade. Leio-a muito queixosa, desanimada, não gosto nada de a ver assim. Cadê aquela Gineca revezada, cheia de vida? Sinto-a distante, sem motivação... Quer que chame o seu amigo Murteira? Veja lá... :) Vai ver que a clínica ainda lhe vai dar mais esperança de fazer aquilo que teimosamente o corpo não quer. Estamos no ambiente certo para fazermos "pazes" e voltarmos a gargalhar? Topa...? ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo, por esta não esperava, mas é Natal e no Natal esquecem-se os arcos e as flechas!!

    Tens razão, a minha disposição não é risonha e as dores crónicas não são a minha praia. Infelizmente, desde que o joelho me começou a dar problemas, nunca mais tive grandes momentos de felicidade física.

    Fazem-me falta as viagens a Inglaterra ou a outro lado...faz-me falta ir até à Foz...rio-me bastante com os meus netos, mas eles tb estão cheios de compromissos musicais e não só, de modo que acabo por estar menos com eles.

    E tu? Acabaste com o teu blogue, que perdeu um pouco quando a CF - profissional e tua Amiga competente, sem dúvida - tomou as rédeas do mesmo. Tenho saudades das tuas fotos, nunca vi nenhumas tão espectaculares em blogues. Nem sequer tens FB!! :(
    Onde vão os anos de desvario?? Por vezes recordo com o Miguel aquilo que fizémos nessa altura e tenho uma pena imensa de não poder voltar atrás!!
    Espero que a tua saúde não te esteja a faltar...
    Obrigada por este bocadinho. Já me alegrou o fim de semana!! Bjinho.

    ResponderEliminar
  3. Amiga,

    Voltei há duas semanas ao blogue (vá lá espreitar) e por ora estou sozinho a escrever por lá. Tenho FB, é só procurar por Paulo Abreu E lima (a imagem é um olho), eu convido-a. Isto não tem nada a ver com o Natal, mas com o facto de, sabe-se lá por que razão, já conseguir aceder ao seu blogue sem aqueles problemas. Vamos reatar a amizade de há 15 anos? Agora, sim, o meu convite é natalício :)) As melhoras e apareça. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Não só espreitei como escrevi umas 4 mensagens....
    Adorei o teu regresso e dos temas abordados, embora a minha tendência seja sempre muito subjectiva nas minhas apreciações.
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. Que 2016 lhe traga pelo menos mais saúde!

    ResponderEliminar
  6. Vai correr bem Virgínia. Não me arrependo das operações que fiz (e está na calha mais uma ) - arrependo sim do tempo perdido em terapias ineficazes.

    ResponderEliminar