quinta-feira, 31 de março de 2016

Regresso a Serralves


Ando numa de turismo no Porto.
Sinto-me bem depois da operação, que me restituiu bastante mobilidade, ainda que não possa fazer grandes esforços , nem estar muito tempo em pé. O problema não está na coluna, mas nos joelhos, que continuam a ter artroses e sofrem com o peso. Mas já ando bem 1km em plano e subo escadas sem muito esforço. Descer é pior, mas a minha filha ajuda-me sempre.




Hoje fomos a Serralves, o santuário da cidade, que agora na Primavera nos oferece panorâmicas maravilhosas das árvores a ressuscitar depois dum curto inverno com muita chuva e sol. Vê-se que estão felizes e que a chuva só lhes traz vida. Há árvores seculares, como o liquidambares, que têm folhas na parte inferior e ainda estão descarnadas e esguias lá no alto.
Não há muitas flores neste jardim, não é como o botânico, as espécies são quase todas verdes, mas as glicíneas já se apresentavam lindas na Casa de Chá, vazia de público.

Há quem goste de ir a Serralves nos dias de Festa. Prefiro pagar os 10 euros e disfrutar do museu e jardim só para mim...o canto dos pássaros é único, sem o barulho da VCI que tanto me incomoda no J. Botânico. A paz que se respira é extraordinária e, mesmo que as amostras culturais nunca me satisfaçam plenamente, só a visita àquele parque dá para recarregar baterias durante muito tempo. O sol com nuvens tb é extremamente fotogénico, os jogos de luz e sombras maravilhosos.

As exposições não são nada de extraordinário, embora a de Wolfgang Tillmans me tenha impressionado pela qualidade e tamanho das fotografias, tiradas com máquinas digitais da 1ª geração, quando ainda não havia Photoshops nem impressoras a laser. Dedicarei nova entrada a este assunto, pois creio que as minhas fotos agradarão à maior parte dos leitores deste blogue.

Foram duas horas apenas a passear. Mas é neste tempo de Primavera que se enche a alma de poesia e de sonho.


6 comentários:

  1. Tenho tido o tempo de tal modo ocupado que só ontem ao fim do dia arranjei algum tempo para escrever e ler mensagens. Li as tuas três últimas e felicito-te, mais uma vez, peles belíssimas fotos nomeadamente as do mar na mensagem "Páscoa....".
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Calculo a tua azáfama nas férias com os meninos sem aulas....

    Os meus foram em passeio com a família, mas esta semana já vão começar a labuta diária. Cada vez gosto mais de fotografia e realmente só escrevo para ter registo do que me impressiona, não tanto para que os outros leiam e comentem. Bjo

    ResponderEliminar
  3. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, António, tenho todo o prazer em que leia este meu blogue mas não prometo visitá-lo muitas vezes. Nem sempre tenho tempo para comentar.
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Também prefiro a Serralves dos outros dias. Só fui lá duas vezes em dias de festa, aliás, só foi uma vez e porque tinha combinado encontrar-me lá com um amigo, na segunda vez ia só passear e desisti porque não consegui encontrar lugar para estacionar.

    ResponderEliminar
  6. Só fui uma vez na Festa e detestei a confusão, as pessoas e o barulho. Aquele parque é para ser disfrutado em silêncio....
    Bjo

    ResponderEliminar