sábado, 11 de junho de 2016

Rainha do deserto

Ontem fui ver um filme que prometia - ou antes, poderia ter sido muito melhor - mas que se resumia quase à presença lindíssima duma Nicole Kidman, sempre inefável, quase irreal, doce e dura,

numa paisagem de deserto profundo, beduínos, areias, rochas, sal e ventos...

Alguém disse que o filme parece uma passagem de modelos concretizada no deserto...não iria tão longe, mas a pobreza do enredo contrasta violentamente com o tema.

Lida a biografia de Gertrude Bell, fica-se atónito. Como é que uma personalidade tão espantosa, tão rica e original é retratada com tanta tibieza por um realizador notável como Werner Herzog?  Inacreditável.


Não vou falar do filme, pois embora tenha gostado de o ver pela actriz, pela cinematografia e música, não há muito a dizer.
Fica-se é com curiosidade de ler sobre esta mulher singular, uma Lawrence da Arábia no feminino, menos conhecida do que muitos exploradores, arqueólogos e cientistas masculinos, a quem se dá muito mais importância. Gertrude foi uma mulher das Arábias no verdadeiro sentido da palavra, Merecia melhor filme.


4 comentários:

  1. Hesito se devo ou não ver este filme. Não aprecio a actriz . A história conheço e por isso não sei se irá me decepcionar . Também filmagens no deserto cansam-me . Nunca vi por completo o Lawrence da Arábia . O autor era lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me arrependo de ter visto, aliás as duas horas passam num instante. Eu gosto do deserto, fiquei fascinada na Tunísia e no Egipto com a paisagem. Os oásis são espectaculares. Ainda tenho uns albuns com fotos inesquecíveis. O filme é chato....

      Eliminar
  2. Ainda não decidi se o irei ver porque só tenho lido críticas negativas, que correspondem ao que está no post.

    ResponderEliminar
  3. As críticas justificam-se. Não desgostei, mas mais pela curiosidade de conhecer a pessoa central. O filme não se compara com o Lawrence d'Arábia que tem uma história , acção, conflito, etc. Este não tem nada disso, é passivo.
    bjinhos

    ResponderEliminar