quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Nostalgia

Há dias em que me levanto com dificuldade.

Não me apetece acordar....nem sair da cama....nem enfrentar o vazio....nem viver mais do que o necessário e o necessário é demais....

Não é depressão, é cansaço da rotina, um ansiar por outra coisa, uma nostalgia de momentos vividos noutros lugares.

Evadir-me é a palavra de ordem. Seja passeio, seja mar, seja cinema. Hoje será pintura. E cinema.

Só posso evadir-me levantando-me, de modo que lá me ergo e ponho decente. Bebo um descafeinado e como dois pãezinhos com manteiga. Já estou mais humana.

Vou ao quarto da minha filha, olho para tudo à volta e fico feliz por ainda ter aquele espaço para estar com ela virtualmente. O Buda olha para mim com ar bondoso. O cartaz do Hobbit leva-me para um mundo ao qual não pertenço. Os sonhos da minha filha estão ali todos...mas não são exactamente os meus.

Passo ao atelier e aí já entro no meu mundo.
Quadros de todos os géneros, com ou sem moldura, aguardam um destino...não sei qual é, nunca pintei para vender...prefiro oferecer...mas só a quem aprecie.

Pego no papel de aguarela canson. Encho-o de água meio suja do copo onde estão alguns pincéis. Deito pequenas porções de tinta acrílica sobre o papel molhado.  Verde clarinho, azul prússia, amarelo, laranja, roxo, e branco muito branco. Passo os dedos por cima da tinta, é suave, sedosa, agradável ao tacto. Espalho as cores muito pálidas por zonas específicas do papel e imagino os campos, os vales, os céus, os sonhos...tudo meio nublado e onírico...

Deixo secar.

Ficou assim...


6 comentários:

  1. Boa noite, mãezinha, obrigada pelas kind words. :-D Beijinho grande, Lu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes-me falta, sabes?

      O silêncio em excesso grita.....

      bjinho

      Eliminar
  2. Ficou muito bonito, Virginia. Gosto mesmo muito dessas cores suaves e passageiras. Pintar é terapêutico, assim como escrever. E é preciso acreditar que amanhã é outro dia e que ainda nos estão reservados muitos dias bons.

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  3. Ficou um por do sol que não estava a acontecer na minha mente....olaranja é cor que raramente uso, mas aqui ficou luminoso como a esperança dum dia melhor...

    É terapêutico, sim, aconselho vivamente a todos os que podem comprar umas aguarelas ou uns acrílicos e papel....
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo, suave,um céu que nos inspira.
    Quero que essa " moral" se alegre, pensando que nem todos os dias são ou vão ser assim. Felizmente há dias bons também. Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Depois animo-me até o dia corre bem. Ontem gostei do filme, gostei e andar pelo shopping, gostei do serão, tudo correu bem... a manhã é que sempre difícil. Cada vez me deito mais tarde, pois adoro a noite e detesto as manhãs :)

    Hoje tive cá o meu andrezito que fez um desenho espectacular. O miudo é mesmo artista.

    Obrigada, Geninha. Bjinhos

    ResponderEliminar