domingo, 9 de abril de 2017

Requiem


Oiço-o no Mezzo HD.
A morte tem-me assombrado estes últimos meses e nem a viagem a Leeds me trouxe a paz que tanto precisava. Sonho demais e acordo sempre lavada em lágrimas ou inquieta por ter de retomar a vida sem o meu Amigo, o meu companheiro de 50 anos, o meu conselheiro nas horas mais difíceis, o grande Amor da minha vida.





Fantástica criação de Mozart, que, reza a lenda, não o acabou. A morte levou-o prematuramente.
No filme Amadeus,  esta composição é o centro focal da morte do grande compositor e arrepiante.Nunca me esqueço do que senti ao vê-lo com o meu marido no cinema Trindade, que já morreu também.


Extracto da Wikipedia que é curioso:




Em Março de 1791Mozart rege em Viena um de seus últimos concertos públicos; tocando o Concerto para piano n.º 27 (KV 595). Seu último filho, nasceu em 26 de Julho.
Poucos dias antes, bateu à sua porta um desconhecido, que se recusou a identificar-se e deixou Mozart encarregado da composição de um Réquiem em Ré menor. Deu-lhe um adiantamento e avisou que retornaria em um mês. Mas pouco tempo depois, o compositor é chamado de Praga para escrever a ópera A clemência de Tito, para festejar a coroação de Leopoldo II.
Quando subia com sua esposa Constanze na carruagem que os levaria a esta cidade, o desconhecido ter-se-ia apresentado outra vez, perguntado por sua encomenda.
Posteriormente supôs-se que aquele sombrio personagem era um enviado do conde Walsegg-Stuppach, cuja esposa havia falecido. O viúvo desejava que Mozart compusesse a missa de requiem para os ritos fúnebres no enterro de sua esposa, mas faria crer - como diz-se que já fizera antes - aos presentes que fora ele quem compôs a obra (por isso o anonimato).
Diz-se que Mozart, obsessivo com ideias de morte desde o falecimento de seu pai, Leopold, debilitado pela fadiga e pela doença que lhe atingia, muito sensível ao sobrenatural devido às suas vinculações com a franco-maçonaria e impressionado pelo aspecto misterioso do homem que encomendou a missa, terminou por acreditar que este era um mensageiro do Destino e que o requiem que iria compor seria para seu próprio funeral.
Antes de sua morte, Mozart, conseguiu terminar apenas três secções com o coro e composição completa: IntroitoKyrie e Dies Irae. Do resto da sequência deixou os trechos instrumentais, o coro, vozes solistas e o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos, deixando anotações para seu discípulo Franz Xaver Süssmayer. Também havia indicações para o Domine Jesu e Agnus Dei. Não havia deixado nada escrito para o Sanctus nem para o Communio. Seu discípulo Süssmayer completou as partes em falta da composição, agregou música onde faltava e compôs completamente o Sanctus. Para o Communio, simplesmente utilizou dos temas do Introito e do Kyrie, à maneira de uma reexposição, para dar sentido integral à obra.




5 comentários:

  1. Já conhecia a história desde que fui ver ao cinema o filme António Salieri e tive uma fase em que andava a ouvir muito Mozart e Beethoven (pela altura dos exames do 12º ano) gostava muito da harmonia do primeiro e da força do segundo (o que ouvia mais de Mozart eram quartetos e de Beethoven as sinfonias)
    um beijinho e uma boa semana (espero que com o bom tempo com que estamos, dê para que possa passear um bocadinho e trazer-nos fotografias especiais aqui para o blogue)
    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Sim, hoje tirei umas com o meu novo tm Huawei, que tem lentes Leica incorporadas. Parece-me que ficaram giras. Pu-las no FB. Não tens FB, Gabi?

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho sim, como gabriela lopes, vou tentar encontrá-la Virgínia
    um beijinho e até já

    ResponderEliminar
  4. Vi que já chegou. Embora diga que a sua estadia em Leeds não a confortou como queria, penso que lhe fez bem melhor, de certeza. Como lhe disse e a Virgínia sabe,o luto faz-se devagar, mas faz-se mesmo. Vai ficar sempre aquela saudade e nostalgia mas com momentos doces, bons de recordar...
    Aconteceu-me com a morte da minha Mãe que achei uma injustiça. Hoje estou mais conformada e grata com os bons momentos que passamos.
    Ouço falar do telemóvel Huawei e dizem que é um espanto! Todo XPTO😁 Com a câmara Leica, então, vai ser fotografar que não pára. Mas se sem ele as fotos que tirava já eram um espanto, estou curiosa por ver agora com o novo equipamento, vai arrasar!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. A viagem foi excepcional e tenho na minha Lumix fotos lindas de locais onde fomos, Saltaire, Kirkstall Abbey, etc. Aliás quero fazer uma entrada sobre esta última, pois foi das experiências mais místicas que tivémos. No entanto, cheguei estourada e a ressaca fez-se sentir. Tenho procurado distrair-me nas arrumações ao meu atelier que está um brinquinho, até apetece pintar. O meu neto adorou.... :)
    Sim, o telemovel é fabuloso, mas muito caro. Só uma maluca como eu pela fotografia se tenta... :). Queria muito encontrar-te Geninha, preciso de falar com pessoas, tenho andado muito arredia e isso não me faz bem nenhum. Vou ver se dou um salto à Utopia quando recomeçarem. O Prof convidou-me para um congresso e infelizmente foi nos dias em que estive fora, se não teria mesmo ido.
    Obrigada pelo teu apoio, sempre tão querido. Bjinho

    ResponderEliminar