quarta-feira, 6 de novembro de 2019

SOPHIA MELLO BREYNER - 100 ANOS







Porque 


Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.


                                                        Sophia de Mello Breyner Andresen

5 comentários:

  1. E para trás de mim fica o murmúrio
    Das ondas enroladas como búzios.

    Gosto de pensar que nos deixou, em várias modalidades, ondas enroladas com búzios.
    Houve uma altura em que o "sistema" politico-mediatico gostava muito de a citar e endeusar; paree-me que passou de moda um pouco, e esse 'esquecimento' oportunista só pode ser gratificante para quem se identifica com a poesia de Sophia.

    ResponderEliminar
  2. Só comecei a apreciar a sua poesia quando descobri este jardim e me identifiquei com a menina que aqui passeava e dava asas à imaginação. Não sou grande admiradora das suas histórias para crianças, mas gosto da poesia. Obrigada pelo comentário, Mãrio.

    ResponderEliminar
  3. Também aprecio mais a poesia que as histórias para crianças...
    O que apreciei muito neste teu "post" foi a terceira fotografia talvez a que mais gostei desde sempre(e sabes que genericamente gosto muito das tua fotos). Parabéns, está fantástica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So hoje li a tua mensagem. Tenho andado completamente alheia ao blogue. Escrevo o meu diário todos os dias e esse é só meu, ninguém mais o lê. Lerá quem quiser depois de eu morrer 😊. Ainda bem que gostas das minhas fotos. Tb não as divulgo se não no Fb e aqui. Já me deixei de expôsicoes. É de muita outra coisa. Mas leio muito, cada vez mais. É oiço música. Bjo.

      Eliminar
  4. A terceira foto foi tirada com o meu Huawei num dia de chuva como hoje. Os efeitos da casa reflectida na roda do mundo eram incríveis!

    ResponderEliminar