sábado, 6 de abril de 2013

Camélias


Dizem que o Jardim Botânico tem centenas de cameleiras - árvores que produzem as maravilhosas flores de todas as cores que enchem o olhar nesta altura do ano, atapetam o solo, duram pouco, mas reproduzem-se a uma velocidade incrível. Praticamente desde Dezembro que há camélias no jardim, por vezes só num canto onde dá o sol, outras vezes por todo o lado, em botão ou em cacho, cheias de gotas de água, desbotadas ou quase murchas. As suas folhas duram uma eternidade quando postas numa jarra e são dum verde lindíssimo.
Sophia escreveu sobre elas em várias das suas obras. O conto SAGA descreve a vida de Hans interligada à florescência das camélias nas várias fases desde o seu nascimento até à morte.







da WIKI:


Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam suave perfume. 

Tenho tirado muitas fotos a estas belas flores porque as sinto como um pouco minhas. Vejo-as da varanda todos os dias, admiro-as quando percorro a minha rua em direcção à paragem do autocarro ou quando visito o jardim nos dias bonitos. Não são tão especiais como as rosas, mas são generosas e oferecem a melhor imagem da primavera que se pode imaginar.

Há tempos pintei um quadro que ofereci ao meu filho. Chamei-lhe "camélias", embora seja apenas um abstracto.

8 comentários:

  1. Lindas flores, lindas fotos e muito lindo quadro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Graciete, esta é uma época que nos enche de cor e de luz. Gosto muito de fotografar flores e tenho muitas fotos da primavera....

    Pena o tempo não melhorar...

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Dizem que não há coincidências...Eu sei lá!...
    Antes de ler este post, coloquei uma foto, da mesma espécie de árvore, num grupo a que pertenço, numa rede social virtual. Tirei a foto num jardim do hotel em Tomar,cidade que visitei há poucos dias.Lá, comentei que na minha terra natal não são conhecidas por camélias, mas Sim, de uma forma geral, por rosas do Japão...
    Adorei o que escreveu!...

    ResponderEliminar
  4. Mas há telepatia:)))

    Sim, aqui também há estirpes japónicas e no jardim estão assinaladas. De qualquer modo, as rosas são muito diferentes, sobretudo na perfeição das pétalas e no cheiro, sem falar dos picos, que as camélias felizmente não têm. Os arbustos que conbrem as várias partes do Jardim Botânico são espessas e formam muros autênticos cheios de flores. Uma beleza.

    Obrigada, Madalena!

    ResponderEliminar
  5. Percebe-se que tem uma grande paixão por camélias... Gostei particularmente da expressão "são generosas e orferecem a melhor imagem da Primavera..."
    Acho-as bonitas, mas nada que se compare com as rosas, claro. E, para mim, são as frésias e o seu perfume, que associo à Primavera.

    Gosto da cores deste seu quadro. Gosto de (quase) todos os seus quadros.
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Não é a flor em si que me pasma, é a profusão e a folha linda. Aqui no Porto deve ser a flor mais vista, todos os jardins tem camelias ou magnolias. Tb gosto de frésias e quando as ouver aqui no jardim, vou tirar uma foto especialmente para si.....

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. As camélias até podem ser o pronúncio da chegada da Primavera, mas não são a Primavera. A Primavera são as papoilas e os malmequeres... e ao cimo, espinhosa, a rosa e todos os seus segredos. Adoro cheirar rosas silvestres (um dia mostro-lhe a quantidade de fotos que tenho de todo o tipo de rosas (engraçado, só não gosto do nome). Quadro belíssimo...!

    Bjos,

    ResponderEliminar
  8. Papoilas só se vêem nos campos....aqui há malmequeres, muitas, mesmo. Mas as camélis abundam de todas as cores, até as amatrelas que são raras. Os Andersen importaram todas estes arbustos do Japão e da India e eles deram-se maravilhosamante aqui no Porto.

    Quanto às rosas, para mim, já são quase flores de verão só aparecem em Maio em todo o seu esplendor. Penso que é a flor mais linda que conheço....embora o nome seja muito piroso!!!:)))

    Bjo

    ResponderEliminar