segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um grande espaço de tempo








Estás velha, hem? ...      ― Velha, não; mas enfim ... o tempo não passa só para quem viajou muito como o tio. Quem me dera! ...      ― Viajar ou envelhecer?      ― Talvez as duas coisas ...      Sentiu sede de se abrir toda ao tio, explicar aqueles dois pontos que ele isolara tão bem a rasto da recordação do seu dia de anos no Pico; mas não achou palavras sensatas, ou pelo menos capazes de serem ditas ali de selim selim, nos campos tão bonitos. As culturas começavam a cobrir-se das primeiras flores singelas; os olhinhos das árvores abotoavam discretamente. O verde-negro dos pastos, o verde dos Açores, quente e húmido, emborralhava-se até longe. Os cavalos seguiam de cabeça comprida, fazendo vibrar de vez em quando as ventas.      ... Envelhecer não seria; mas era deixar passar um grande espaço de tempo, como um troço de filme em branco, fechar os olhos ao peso daquela doçura da volta, tapar os ouvidos como quem teve um mau dia e chora ao meter-se na cama, moída, gasta ... Na manhã seguinte acordar, mas passados uns anos, longe do Faial, ou noutro Faial só com o caminho à roda, o Pico em frente ... gaivotas ... sem ninguém. 


Vitorino Nemésio - Mau Tempo no Canal

5 comentários:

  1. Tudo muito bonito Virgínia! Fico estarrecida diante da beleza das suas fotografias e do tom inspirado dos seus posts açorianos.

    Percebe-se que foi especial...
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Fico mais sossegado: vejo o incrível verde das plantações de chá. Uma delícia! Trouxe aos quilos...

    Bjos,

    ResponderEliminar
  3. Estivémos lá uma hora, vimos o video, faámos com os trabalhadores, fotografei a maquinaria, a loja, a plantação a perder de vista. Trouxe saquinhos para oferecer, chá para beber, adorei.....ainda vou abrir uma entrada sobre isso, mas receio que os leitores se cansem dos meus açores.....:)))

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Ó Amiga, então não se lembra que há dois anos fiquei dois meses a fazer posts dos Açores?? Praticamente só a Virgínia me comentava, mas quase ficou tudo registado. O que vi e aprendi!

    Faça todas as entradas do mundo sobre os Açores que eu amo!

    (se puder, este ano vou ao grupo mais ocidental: Flores e Corvo...)

    Bjos,

    ResponderEliminar
  5. Ainda os tens no arquivo? Adorava lê-los de novo.

    Se não fosse escandaloso, escrevia aqui o que me vai no pensamento: Leva-me contigo!

    Mas nunca iria...por muito que o pensamento insista. It's an impossible dream.

    ResponderEliminar