quinta-feira, 25 de abril de 2013

S. Miguel - Ermida de Nossa Senhora da Paz - Vila Franca do Campo

É um local espiritual.

Como disse noutro post, quem não é religioso, sente o misticismo que advém daquilo que, em geral, ultrapassa o vulgar, o urbano, o bonito. É algo que nos eleva, como as vistas no cimo dos Alpes cobertas de neve, os campos e montes escarpados do Yorkshire, os verdes que circundam o Lake District, os oásis da Tunísia ou a maravilha arquitectónica de Petra, para me cingir a algumas das que vi e me ficaram na memória.


Esta ermida está colocada num local espantoso e emerge como um facho nos campos verdejantes, onde as vaquinhas pastam sossegadamente. É idílico. De lá avista-se toda a costa sul da ilha.

Vai aqui um pequeno texto sobre ela tirado da Wiki:


A lenda da ermida



Nos montes ao redor de Vila Franca do Campo trabalhavam muitos pastores. Num certo dia, alguns deles recolheram-se a uma das grutas ali existentes, para se abrigarem do mau tempo, encontrando uma imagem de Nossa Senhora. Admirados com o achado, levaram-na para a Igreja Matriz, onde a entregaram ao pároco.

 No dia seguinte, os pastores encontraram novamente a imagem, na mesma gruta. Reconduzida à Matriz, o fenómeno repetiu-se por alguns dias, até que o povo compreendeu que a imagem desejava ter uma ermida naquele sítio. Os materiais de construção começaram a ser transportados para um local mais abaixo da gruta, lugar mais abrigado dos ventos fortes, iniciando-se os trabalhos. No dia seguinte, entretanto, quando os trabalhadores chegaram para iniciar o dia de trabalho, encontraram o local revirado, e as pedras colocadas no local onde a imagem fora encontrada pela primeira vez. Nesse sítio, então, foi erguida a Ermida de Nossa Senhora da Paz, com o Menino Jesus ao colo, tendo na mão um ramo de oliveira.


Podemos acreditar ou não na lenda, mas a beleza do local permanece intacta. 







3 comentários:

  1. As escadas fazem lembrar o Bom Jesus de Braga. Embora eu não tenha subido lá cima, vejo que o fez. Vila Franca do Campo sem a sua ermida e sem o seu ilhéu, não seria a mesma... Lindíssimas fotos!

    Quando me referi a uma ermida, não era a essa, era à da Nossa Senhora das Vitórias, na margem da Lagoa das Furnas. Passar por ela até faz tremor nas pernas :))

    Olhe aqui a foto:

    http://2.bp.blogspot.com/-y4DtRpGe5rQ/Tn8qwQsFrpI/AAAAAAAAAKk/4o5T_Et_tGg/s1600/Diversos+a1176.jpg

    Bjos!

    ResponderEliminar
  2. Não,a essa não fui infelizmente, pois deve ser linda e especial.

    Não tivémos tempo para tanto e eu não sabia o nome desse local. Sim, tb me lembrei do Bom Jesus, e subi a custo uma quantidade de degraus, por isso o nida seguinte estava "morta"!! Já íamso na direcção do aeroporto:))

    Mas esta valeu a pena, estava uma tarde linda, como se pode ver pelo céu e não havia vivalma.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Tanta gralha!! Tenho de ter mais cuidado a escrever!!! :)))

    ResponderEliminar