quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia Mundial da Família

Nunca deveria ser um dia de semana.

As famílias querem-se livres do trabalho e da escola para poderem celebrar o Dia a que têm direito por inerência do cargo.


Ser família, hoje em dia, exige muito. Exige que Pai e Mãe se amem e se entendam. Exige que filhos respeitem os Pais e os Pais compreendam os Filhos. Exige que haja Avós e Avôs por perto.
É muita coisa.

Não sei bem o que é uma Família. Mas sinto que tenho uma, que sempre a tive, mesmo quando os três filhos estavam fora de casa - uma década quase - e vivíamos numa espécie de ilha, eu e o meu ex-. A Família existia.

Os meus filhos não são obrigados a nada. Como eu não sou obrigada a ser Mãe ou Avó. Faço-o por gosto e não me cansa... porque sempre pude optar.

Nunca quis ser Avó ao serviço, à disposição, full-time,  sem vida pessoal, nem desejos meus.

Sempre tive vida própria e quero tê-la enquanto puder.

Hoje os meus três netos vêm cá depois da Escola. Calhou bem. Vou-lhes pedir que desenhem ou pintem a Família. Cada um deles pintará a sua. Com acrilico, com pastel, com lápis de cor ou aguarelas. A escolha é livre.

Só lhes ponho uma condição: não vai haver TV para ninguém;-)

5 comentários:

  1. Acho também que uma família baseada no amor é muito importante.Nada de obrigações, apenas espontaneidade.
    Mas há tantas coisas a separar as pessoas que muitas vezes só se manifestam após a constituição da respetiva família!!! E há também as condições materiais que, cada vez mais desgastam uma união.
    Felizes os que conseguem ultrapassar todos esses obstáculos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, o mais importante na casal é o respeito pela liberdade mútua, a sensação de que nenhum pertence ao outro inteiramente, de que se podem fazer escolhas livremente. O problema é que o equilíbrio exige limitações de parte a parte, exige concessões que nem sempre as pessoas aceitam por força da suapersonalidade, ambição ou ausência de amor. E o amor desgasta....ao fim de algum tempo....fica a amizade exclusiva....e ficam os filhos e netos, isso é que acaba por fazer a Família.

    As condições materiais são gravíssimas pois podem deteriorar qualquer relação....por muito bela que seja, o amor e a cabana já não existe!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sou muito dada a "Dias de ...". Bom, vá lá, abro uma excepção em relação ao "Dia da Mãe". Mas é só ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. E que diz ao Dia do Museus, que permitirá que pessoas vão visitá-los à noite??

    E que diz ao Dia da Música, que é celebrado em todo o mundo?

    E o Dia sem Carros, que era lindo??

    Gosto de Dias porque há sempre uma atenção especial para algo de bom e de belo, com que não lidamos todos os dias...

    E se há Dia da Mãe tb deve haver o Dia do Pai, ou ele é menos que a Mãe???

    Os meus netos ontem perguntaram-me se não havia Dia da Avó e queriam muito que houvesse.....:)

    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Há dia da Avó, sim, não sei qual é mas há, até porque acho que há dias de tudo e mais alguma coisa.
    Quanto ao Dia do Pai(que já não tenho), o meu também não achava grande piada a eses dias (como eu) e por isso não o festejávamos grandemente.

    Beijinho

    ResponderEliminar