sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Frances Ha


Um filme diferente a começar pelo preto e branco, a que não estamos habituados.


Um filme de que esperava mais, depois de ler a crítica do Jorge Mourinha no Público e as 4 estrelas com que foi brindado.


Apesar de tudo é um filme que vale a pena ver e, embora americano, tem os tiques todos dos filmes europeus, sobretudo franceses, uma leveza original, música bela e uma actriz que ilumina o ecran do princípio ao fim.

Não é daqueles filmes que nos deixam muitas cenas memoráveis nem diálogos profundos, ficam-nos sketches da vida, que poderia ser a nossa se tivéssemos 27 anos e vivêssemos uma vida independente numa cidade como NY.

Fez-me lembrar vagamente os filmes de Woody Allen, da sua primeira fase, embora não tenha grande sentido de humor e as personagens não nos agarrem durante o filme. É um filme sobre a vida em 2013.

Não compreendo a amizade que une as duas personagens principais, penso que é o chamado "one-sided affair" com uma pessoa dedicada a outra que não a ama especialmente, mas que se serve dela enquanto lhe dá jeito. Confrange um pouco ver que Frances espera mais dos outros do que eles lhe dão na realidade e apesar de tudo, confia na vida com todos os percalços que ela lhe traz.

Um filme positivo e actual. Mas que poderia ser a cores.

2 comentários:

  1. É um filme que não está em salas de cinema mais próximas da minha residência.Tenho pena, porque gosto do género. Para me deslocar a Lisboa não tenho muita vontade.
    Beijo e tudo de bom para si.

    ResponderEliminar
  2. Sim, aqui felizmente quase tudo vai no Arrábida, que tem 20 salas. Mas também se vê bem na TV!!

    Bjo

    ResponderEliminar