sábado, 16 de novembro de 2013

III - São Salvador do Mundo


Imaginem-se num cenário de montanha e campo quase virgem, onde cada pedacinho de terra constitui, em si mesmo, uma riqueza e uma beleza incalculável...
Imaginem os contrastes entre os vinhedos, vermelhos, amarelos ou castanhos, desdobrando-se em socalcos até a vista alcançar.
Imaginem um local onde se respira o ar mais puro da serra e se ouve a água a jorrar duma fonte pequenina, mas suficiente para nos mitigar a sede.

Imaginem fragas de todas os tamanhos e feitios, enormes lapas coladas pelo tempo e forradas a musgo dum verde esmeralda.

Imaginem uma vista de cortar a respiração, montes trás de montes, cobertos pela neblina, azulados, vermelhos, verdes e amarelos. E lá em baixo o nosso Douro azul, serpenteando por entre os vales, pedaço de céu reflectido na terra quente vinhateira.

Imaginem que este cenário se povoa de capelinhas e ermidastodas semelhantes, brancas de neve, com cimalhas de telha bem alaranjada, cruzes de granito e pequenos santuários com imagens de Cristo ou de Nossa Senhora, flores e velas já gastas.

Imaginem, no meio disto tudo, um silêncio absoluto, sem qualquer vestígio sonoro de civilização, nenhum vento, o sol quente já outonal, esgueirando-se por entre as árvores e jorrando em pleno os seus raios no branco cal das ermidas.


Imaginem, se puderem, através das minhas fotos, o que foi esta experiência sublime, naquela tarde de 4ª feira, quando em boa hora propus ao chauffeur de taxi, que nos fora buscar à estação da Ferradosa, conduzir-nos ao local mais belo da região: o miradouro de São Salvador do Mundo.
Ficaria ali toda a tarde, se o meu joelho não começasse a queixar-se das subidas e descidas a pé por escadas e escadinhas, rochas e caminhos....

Fica aqui alguma informação mais precisa dum blogue sobre o local:

Situado na estrada que segue de São João da Pesqueira em direcção à Barragem do Cachão, e a cerca de 5km de distância da vila, encontra-se este Miradouro composto por um conjunto de dez Ermidas do século datadas maioritariamente do XVI. 


As Ermidas compõem os Passos da Paixão de Cristo e no dia de Corpo de Deus realiza-se uma bonita romaria e festejos. No interior têm esculturas policromadas representativas de cenas da Paixão de Cristo, popularmente apelidadas de “judeus“. 
Diz-se que dentro de uma pequena gruta aqui viveu e morreu Frei Gaspar (1594 - 1615). 

Daqui a vista é magnífica, com o Douro a perder de vista, cortando as Serras que se dispõem no horizonte, sobranceira à barragem da Valeira. 
O Miradouro é tradicionalmente procurado por raparigas que querem casar, dizendo a lenda que, ao dar um nó nas muitas giestas que por ali existem, vão encontrar facilmente um bom homem para casar. 









2 comentários:

  1. Olá Virgínia
    É um prazer ler e apreciar e apreciar o seu blog.
    O texto e as imagens são belíssimos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graciete,

      Também cada vez gosto mais de si e de a ter aqui neste cantinho. Sinto que lhe faço um pouco de companhia e vice-versa, contando-lhe as coisas do meu dia dia e sabendo de antemão que os espíritos se encontram….
      Um bom Domingo!

      Eliminar