sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Quinto Poder

O Quinto Poder é a Internet, que, hoje em dia, representa uma força social espantosa.



Nem nós imaginamos como este écran pequeno, que contém o mundo inteiro de um forma acessível a quase todos, nos pode tornar vítimas, dependentes ou mesmo "bullies".
Tudo é possível porque os homens já perderam o controlo da net há muito e todos temos esqueletos nos armários...

Fui ver o filme porque as relações da net me interessam muitíssimo desde há muito. Começou nos foruns, onde descobri a maldade que está por detrás de pessoas anónimas, nicks infernais que se divertem a perseguir-nos só por gozo. Essas pessoas anónimas são gente como nós com um poder enorme que lhes vem do anonimato. Podia dar exemplos, mas contenho-me.

O filme trata do caso verídico chamado "Wikileaks" e do papel do australiano Julian Assange, que ousou publicar na Internet documentos privados dos serviços secretos americanos sobre as guerras do Afganistão e do Iraque, crendo que seriam do interesse público e que estaria a salvo pelo facto de ser estrangeiro. Enganou-se e vive neste momento na Embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo político para não ser extraditado para a América.


O filme não tem grandes críticas, mas é interessante e oferece uma panorâmica vertiginosa da evolução do fenómeno que é a net. Faz lembrar A Rede Social, que também se centrava num geek, que, com boas intenções, acabava mal.

O filme levanta questões fulcrais sobre a liberdade de imprensa - neste caso da net - e o que é permitido ou não publicar e que segurança oferece a quem ousa revelar os segredos e políticas dos manda-chuvas deste mundo. Os Americanos que se consideram a democracia mais "democrática" do mundo alarmaram-se com a "coragem" dum indivíduo e temeram a repetição em bola de neve. Prometeram vingar-se, mostrando quem é que manda no planeta, procurando os culpados e condenando o soldado que vendeu a informação considerada altamente secreta. Mas ainda não conseguiram apanhar o divulgador de toda essa informação.

Assange nunca mais vai saber o que é viver em liberdade.


Fica aqui o trailer para quem estiver interessado.


2 comentários:

  1. Ainda se, ao menos, a comunicação social não deturpasse a verdade!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente somos manipulados por todos os lados e não há hipótese de se fazer justiça......
    Bjinho

    ResponderEliminar