sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Música sinfónica na FEUP





Há muito tempo que um concerto sinfónico não me emocionava tanto.

É a primeira vez que uma Faculdade portuguesa, a Faculdade de Engenharia do Porto, apresenta uma orquestra de música clássica - sinfónica - constituída por estudantes, professores, pessoal administrativo e outros, tocando no auditório com proficiência, gosto, prazer e alto sentido cultural.

O programa era aliciante: Handel, Bizet e Lord of the Dance, uma paleta do barroco com watermusic à música celta, passando pelo romantismo de Carmen, uma suite composta a partir da ópera bem conhecida. 

A orquestra tocou muito bem, os intervenientes que falaram para o público tocaram os nossos corações com simplicidade e grande emoção, o público estava com os músicos e eles connosco.

Gravei todas as peças e já as ouvi várias vezes. Deixo-vos aqui  o último "encore" a pedido e com a colaboração da plateia entusiasmada.  

ENCORE!!!

4 comentários:

  1. Gininhamiga

    É tão raro ler uma opinião como esta tua que só de passar os olhos por ela, sinto que estou a ouvir a orquestra sinfónica da Faculdade de Engenharia do Porto. Porém como registaste tudo, um dia, de puderes e o quiseres fazer - manda-me uma cópia, sff.

    Num País onde a esmagadora maioria das notícias (eu, pecador...) é má ou mesmo muito má, sabe bem escutar Handel, Bizet e Lord of Dance através do teu escrito. Bem hajas Priminhamiga.

    Nós, por cá, vamos continuando a trabalhar na organização das Bodas de Oiro. É pena que não possas estar connosco num dia que recorda os 50 anos de casamento - que começou na tua antiga casa. Mas, é a vida, a desgraçada vida que vamos vivendo em meio da crise e da austeridade (e autoridade?)

    Qjs

    ResponderEliminar
  2. Podes ver o meu filho João, um dos mais entusiastas da iniciativa e professor agregado da FEUP a tocar flauta. Sempre adorou música, é para ele uma segunda pele. Apesar da vida diabólica que leva, com três rapazes ainda crianças, consegue levar avante tudo em que se mete. Sei que este é mais um dos projetos dele....e por isso me entusiasmei tanto! O filho ao meu lado- também ele músico aos dez anos - vibrava tanto quanto eu!!
    Obrigada pelo teu comentário sempre ternurento e amigo. Gosto muito de vocês, sabes bem....pena que estejam longe e eu cada vez mais trôpega ;-)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Finalmente uma boa notícia ligada ao ensino!!!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A FEUP promove muitas acções culturais. Já lá fui a mais dum concerto.

    Um bom Domingo, Graciete!

    ResponderEliminar