terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O calor

Estava há três dias sem aquecimento porque o meu termostato avariou. Tive mais uma vez de chamar o funcionário da Roca para cá vir, mas desta vez, como estava em casa, ia trabalhando e tratando da casa. Hoje lavei e passei quatro camisas do meu filho e ficaram impecáveis, estou contente com o meu estatuto de Olívia empregada. Não há nada como sermos nós a fazer as coisas...

É impressionante verificar como o calor nos faz bem à alma. Não gosto do frio dentro de casa e durante anos, vivi sem aquecimento central em casas frias, grandes e geladas.
Estava habituada a viver em Lisboa e foi o que mais estranhei, aquele frio cortante na Sertã e em Chaves. Ainda hoje me pergunto como aguentei aqueles quatro invernos terríveis.
Mesmo no Porto está frio quando a temperatura desce, um frio húmido que faz mal aos ossos.

Sinto-me privilegiada por ter aquecimento central, é das mordomias que não dispenso. Depois do funcionário da Roca sair daqui, sentia-se aquele calor a subir pelas paredes e a envolver-nos, como se duma lareira se tratasse. Tenho uma, a que se vê na foto, mas só a acendo esporadicamente e este ano, talvez porque tenho tido muito trabalho, ainda nem a acendi.

Deve ser terrível viver em casas velhas, sem aquecimento, onde chove e tudo se avaria. Todos nós deveríamos ter direito a um mínimo de conforto porque é isso que também nos traz felicidade...

6 comentários:

  1. Deus dá o frio conforme a roupa...É o que está escrito algures. Sim, todo o ser humano devia ter conforto. Não passar fome nem intemperes que nos faz mal a tudo. Por isso costumo dizer que não me choca haver gente podre de rica , mas choca-me saber que ao lado poderá ter gente a viver abaixo do razoável. Qualquer país digno devia cuidar mais dos seus cidadãos. Não acredito em igualdades, mas em equilíbrio social... Mas sabe, o calor excessivo dentro de casa afligi-me mais! Votos de todo o conforto que merece!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Primamiga

    1) O papa Francisco passa hoje o seu 77.º aniversário com os sem-abrigo. Estes sim, estes sabem o que é ter frio. E fome;

    2) O Presidente da CÁRITAS portuguesa disse que cada vez mais pessoas aparecem junto das furgonetas que distribuem alimentação porque, depois de paga a renda, a electricidade, a água o gás et aliud não têm dinheiro para comer;

    3) Compreendo a tua apoquentação pelo flop do aquecimento da tua casa; mas, felizmente, já está resolvido o problema; e

    4) Quando será que se resolvem os outros que apoquentam os reformados (a quem roubam descaradamente as reformas irrisórias) os sem-abrigo, os pobres (cada vez mais) os pobres envergonhados (idem), os etcs, enfim? Diz a Madalena Amaral (que aliás não conheço) que Qualquer país digno devia cuidar mais dos seus cidadãos com o que concordo, mas considero desnecessário o "mais". Obviamente creio que não se refere a Portugal...

    Qjs

    ResponderEliminar
  3. PrimoHenrique,

    Nunca passei mal no sentido de não ter para pagar contas, mas vivi sempre com bastantes limitações, sobretudo nos primeiros dez anos de casada e depois com os filhos no Colégio Alemão e em atividades várias. Passei muito mal no que diz respeito à solidão, saí de Lisboa e nunca lá mais voltei a viver. O país é pobre, há muita gente a viver mal, tem-se frio quase em todo o lado. Sem abrigos sofrem mais, mas penso muitas vezes nos sem abrigos onde se morre mesmo de frio com emperaturas abaixo de zero. No quarto da minha filha em Leeds uma vez estavam 4ºC. Ela embrulhava-se em mantas e cobertores e mesmo assim tiritava. Felizmente depois passou para um lar onde havia aquecimento.
    A demagogia tb é um defeito, Henrique. O Estado não pode fazer tudo. Penso que nós também devíamos fazer mais....os que podemos.

    Madalena: Deus , se existe, permite o sofrimento do Homem até dizer basta! Não acredito que exista como tal....
    Obrigada pelas suas palavras.....o termostato não deixa a temperatura subr a mais de 22º!!

    bjinho

    ResponderEliminar
  4. Primo amigo,
    Só um comentário: o Papa pode e deve ser uma pessoa muito simples e dedicado, mas não é assim que se resolvem os problemas dos sem-abrigo. Passar uma noite com eles, dizer-lhes que Tenham Paciência e acreditem que Deus lhes vai solucionar os problemas é uma hipocrisia, vivendo o Papa no Vaticano o país mais rico do mundo. Bastava abrir mão de 10% da riqueza da Igreja para dar casa a uns milhares de famílias pobres.
    É por isso que este tipo de atitudes me cheiram a fogo de vista :)

    ResponderEliminar
  5. Paz,pão habitação, instrução,saúde, são direitos inalienáveis que constam da nossa Constituição. Não me parece que se resolvam com caridade. Para isso pagamos impostos, apesar de muito mal distribuídos, e acho muito injusta a maneira como são canalizados. São funções do Estado que deviam ser consideradas prioritárias. Há desigualdades excessivas e mesmo pungentes. Veremos o que vai acontecer em 2014 a que já ouvi chamar, num transporte público que eu uso muito, o "ano da miséria"

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Em todos os países que conheço há sem abrigos e naqueles em que aparentemente não há é porque a Polícia não deixa. Muitos são drogados, párias da sociedade, sabemos que é assim, nem as famílias os querem. Reconheço que os nossos impostos são mal geridos, nisso dou-lhe toda a razão, Graciete. E não é pouco o que se paga de IRS, pago uma brutalidade, quase nem vale a pena trabalhar...:)
    Enfim, vamos a ver amanhã, se o tribunal aceita o orçamento ....é uma incógnita!
    Bjo

    ResponderEliminar