quinta-feira, 15 de maio de 2014

Este Porto é lindo de morrer


Há muito que não ia à Ribeira. Mais precisamente desde o encontro do Woophy, há anos, em que percorremos as ruas todas e atravessámos a ponte até Gaia numa tarde amena.


Hoje resolvemos ir até lá para jantar. Fizémos um pequeno passeio pela marginal antes e depois de jantar.

Apanhámos os últimos raios de sol sobre a ponte Luiz I, o casario de Gaia e o Mosteiro da Serra do Pilar, que se despediam de mais um dia de quase verão. Não se sentia brisa, a não ser a que vinha do rio, dos barquitos ancorados e os odores saborosos dos inúmeros rrestaurantes que pululam na marginal e nas ruas travessas. Ainda estavam abertos os stands de artigos regionais. Dezenas de turistas tiravam fotografias e procuravam sítio onde jantar.


Já tinha ouvido falar do restaurante da Mãe Preta e nem sequer sabia onde era, mas démos logo com o local. Comemos os rojões da nossa vida, estavam magníficos, saborosos com o sangue, a tripa enfarinhada, as batatinhas salteadas e até legumes cozidos que rimam muito bem com este pitéu. Antes disso uns bolinhos de bacalhau que me souberam pela vida. A acompanhar, sangria excelente e para sobremesa toucinho do céu, a meias. Ainda trouxémos restos para casa que darão um belo almoço amanhã...

Depois foi o encantamento: a Ribeira à noite. É mesmo um cenário de ópera.

São as casas antigas, qual delas mais especial, mais pitoresca, mais acolhedora, luzes de velas nas mesas do 1º andar, as passagens em arco com luzes ténues, a mistura de gente local com os turistas,

As mesas na esplanada estavam cheias de gente nova, franceses, super alegres, cantavam, riam e falavam muito alto. Os empregados eram duma simpatia inexcedível e bonitos!! Ficámos encantadas com o serviço, bem diferente daquele que às vezes encontramos no Algarve, onde os estrangeiros são reis e os portugueses menos bem tratados..

A Ribeira são  capelinhas no meio da roupa a secar, as silhuetas dos prédios nos pontos mais altos, as torres, os arcos, as ruas por trás, as varandas iluminadas, é tudo tão antigo, tão romântico e belo!

E o rio de águas calmas, azuis e doiradas, iluminando as duas margens, unindo-as numa linha única de beleza indescritível. Bendita cidade!






9 comentários:

  1. Eu gosto muito da Ribeira. Agora vou muito menos porque os cortes...!!!! Eu e umas amigas até costumávamos ir almoçar à Ribeira de Gaia, para podermos apreciar a Ribeira do Porto.
    O Porto é realmente uma cidade linda, mas atualmemte muito degradada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. É uma cidade belíssima e o Douro e as suas margens, particularmente a direita, são um forte contributo para a beleza da cidade. Ver, da Ribeira de Gaia, o pôr do Sol é algo indescritível.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, em geral, vou ao Real Indiana nos dias de festas, mas agora tenho ido menos. No dia da Mãe nem conseguimos lá arrumar o carro e acabámos por ir à Máscara. Tenho um fetiche pelo mar, daí ir tantas vezes à Foz, mas o Douro aqui na cidade é um espanto. A vista da ponte ao por do sol é realmente espetacular e a de Gaia para o Porto um autentico cenário de ópera.
      Bjinho

      Eliminar
  3. O problema da Ribeira são os acessos . Ou se vai de transporte público ou a pé. Não é possivel encontrar parque e ir de carro é sempre um problema. Prefiro gastar algum dinheiro e apanhar taxis à hora do jantar, o transito é mais complicado, mas os condutores conhecem as ruas e por onde andar. O tunel agora está em obras, de modo que se formam filas na marginal, mas nós fomos por cima e chegámos lá num instante. O fim da tarde é maravilhoso e os restaurantes são muito baratos - uma dose de rojões - 9 euros - dava para as duas. Mesmo as sobremesas são baratas, quando comparadas aqui com o BB Gourmet. Adoro janar fora no verão - no inverno prefiro estar em casa, ver o por do sol em qualquer lado e admirar as belezas da cidade.
    Sim, está degradada, mas à noite com as luzes, não se nota tanto e a animação é enorme. Ontem até havia saltimbancos e música por todo o lado.

    Bom fds! Bjo

    ResponderEliminar
  4. As suas crónicas do quotidiano na cidade do Porto, mesmo para quem não a conhece ao vivo, são deliciosas, e as fotos extraordinárias! Por isso, lhe dou os meus parabéns. É um gosto visitar o seu blogue!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada!
    É raro escrever sobre coisas que não vivo e gosto muitissimo desta cidade apesar de ser lisboeta e de ter lá vivido quase 30 anos. Saí em 75 e nunca mais voltei....
    Um bom fim de semana e volte sempre! :)

    ResponderEliminar
  6. Dêem-me sempre o Norte para visitar e estar! O Algarve só tem praias com água do mar um pouco mais quente. Também tem beleza, não digo que não para não parecer mal... Ontem , em conversa com quem esteve no Porto há poucos dias, soube que está a transformar-se para melhor. Andam a reconstruí-lo. Ainda bem ! As vezes que aí estive , apesar de achar que a Ribeira tem arquitectura única também fiquei desolada de ver esta cidade ribeirinha tão maltratada .A primeira vez que lá fui foi em Agosto, o tal mês pateta em que tudo para. Incluindo a recolha do lixo nas ruas. Estavam tão sujas e a cheirar tão mal que davam dó. Isto já foi há uns anos. Às vezes basta estes pormenores para cair mal. Mas depois visitei-o novamente e o aspecto melhorou, Que fotos mais lindas tem este post...

    ResponderEliminar
  7. Sabe, Madalena, no Porto é preciso abstrair um pouco do cinzento e olhar para a beleza da antiguidade, a patine dos prédios, as varandinhas, as janelas, os quintais, as lojas, etc. Porque se formos a ver com pormenor acontece como em Veneza, que os becos cheiram mal, os canais estão cheios de lixo, as águas são pouco límpidas e os prédios nem sempre cuidados. Aliás a maior parte das cidades antigas sofrem desses males e mesmo Lx tem muitas ruas duvidosas :).
    Mas a cidade tem melhorado muito e com este presidente creio que ainda vai melhorar mais.
    Obrigada pelo seu comentário! Bjinhos

    ResponderEliminar