terça-feira, 6 de maio de 2014

Gerschwin por Gabriela Montero


Esta pianista venezuelana é verdadeiramente portentosa, com uma força e talento que ultrapasssam tudo o que ultimamente tenho ouvido ou visto.

A par das suas improvisações, que são geniais e têm corrido o mundo,  também toca peças clássicas dum modo único, tendo sido elogiada e apoiada por Martha Argerich, uma das melhores pianistas da actualidade.

Há duas horas que estou a ouvi-la em concertos recentes que ela postou no Facebook, a par de inúmeras mensagens de protesto contra a política na Venezuela e crimes contra os direitos humanos perpetrados nesse país. È fantástico ouvi-la falar no meio dos seus concertos, alertando o público para a sua preocupação. Mulheres assim não há muitas!

Neste concerto Gabriela toca a Rhapsody in Blue. Simplesmente fabuloso, não tenho palavras para descrever o que sinto ao ouvi-la....

10 comentários:

  1. Gininhamiga

    Como certamente já sabes, estou (infelizmente…) de volta a este vale de lágrimas em que os que dizem que nos governam reina a felicidade e até consegui(mos?)ram uma saída limpa (???) depois de quase três anos de sofrimento, de penúria, de pobreza e de resignação. Somos assim, masoquistas, gostamos de levar na cabeça, que raio de vida e de estar de cócoras. Mas, há sempre uma adversativa, quer queira quer não esta é a minha terra…

    Goa ficou para lá voltar no próximo ano. Entretanto, estarei por cá e tentarei ir acompanhando, como habitualmente faço, este teu blogue. E, sempre que possível, comentando. Mas, hoje, ainda não comento…

    Qjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benvindo querido Primo. Passou depressa...esta é a nossa terra e tu até que nem vives mal....:)

      Gostei de ler as tuas croniquetas. Devias escrever um livro sobre Goa. Já pensaste nisso?

      Eliminar
  2. Olá, Virgínia!
    Ainda dizem que não há coincidências! Fico parva... Esta tarde, no youtube, estive a ouvir a Rhapsody in Blue, mas numa outra versão, ate porque, desconhecia a pianista Gabriela Montero. É excelente! Aprecio as composições de Gershwin...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós temos um karma qualquer, Madalena. Há muitas coincidências nas nossas vidas :)
      E quantas mais haverá que desconhecemos?
      Bjinho

      Eliminar
  3. Apenas uma outra opinião sobre a Venezuela

    http://www.resistir.info/venezuela/mur_06mar14.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Graciete,

    Não acredito nessa versão, desculpe. Há sem dúvida uma luta contra o governo de Maduro e anteriormente de Chavez, mas nenhum deles é o santo que vai transformar a Venezuela num país democrático, os regimes são ditatoriais e prendem quem se lhes opôe. Vai haver sempre duas visões do mundo, uma totalitária de esquerda e outra de direita. Matar pessoas inocentes é que é crime, seja de que lado for.
    Admiro muito a Gabriela e penso que ela está do lado da razão. Basta ser artista e música.

    ResponderEliminar
  5. Sobre a Gabriela nada tenho a dizer, apenas apreciar, pois para isso basta-me a sua opinião.
    Sobre a reportagem, pode acreditar que é verdadeira.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Queria acrescentar o seguinte. Sobre a Gabriela nada tenho a dizer do ponto de vista do talento. Gostava de saber se ela continua na Venezuela ou se já de lá saiu.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ela vive nos Estados Unidos, mas viaja por todo o mundo, nunca está no mesmo sítio. Tem-se insurgido contra os massacres e jovens mortos nas ruas de Caracas. Não sei muito mais.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Fica aqui um artigo do Economist, que me parece mais fiável que o do Urabo Rodrigues para quem estiver interessado. Bem sei que é em inglês.

    http://www.economist.com/blogs/americasview/2014/05/human-rights-venezuela

    ResponderEliminar