quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quando é que se deve aprender inglês?


Tem havido imensa controvérsia sobre o ensino do inglês no 1º ciclo do Básico. A liberalização do ensino promovida por Sócrates e MLR não teve grande sucesso porque as escolas podiam ou não fornecer aulas de inglês conforme entendessem. Assim houve escolas que incluíram a língua estrangeira nos curricula, outras que ignoraram esse desígnio.

A minha professora disse que a escola obedece a padrões exigentes e que eu tenho de melhorar o meu vocabulário. O que é "vocabulário" ?

O resultado foi o caos total, havendo neste momento alunos que começam a falar inglês no 1º ano do básico e outros que só o iniciam no 5º ano.

Imaginem o que é ensinar miudos de 10 anos - turmas de 30 alunos - num ambiente heterogéneo em que 20% dos alunos já sabem alguma coisa, 20% falam bem e os outros 60% nunca aprenderam uma palavra. É o que acontece neste momento. As boas intenções do governo socialista ficaram por terra.

Ainda por cima, os professores contratados para ensinar inglês não têm preparação para lidar com crianças por muita formação que obtenham por fora. Uma coisa é fazer um curso para ensinar no secundário, outra é no básico, são pedagogias e métodos diferentes. Sei bem a diferença entre adolescentes de 12 e 17 anos, é preciso mudar constantemente de estratégias e torna-se bem mais difícil à medida que os anos passam. O fosso entre pessoas de 50 e tal anos e os jovens é enormíssimo, há quem tenha capacidade de adaptação, há quem não tenha.

O Ministério quer que os alunos aprendam inglês, mas não quer gastar dinheiro a preparar professores para ministrar a cadeira.

É o mesmo que pôr professores da faculdade a ensinar no 3º ciclo. Duvido que sobrevivessem.... 

5 comentários:

  1. O inglês, quanto a mim, está a transformar-se numa língua quase universal e concordo que seja ensinada desde cedo. Eu tenho imensa pena de apenas a ter utilizado na leitura e estudo dos livros que eram o suporte das minhas aulas!!!
    Só não concordo que se substitua a nossa língua pela inglesa como, por exemplo, se vê em muitas canções e títulos de tantas bandas portuguesas. E este é apenas um pequeno exemplo.

    Um abraço.

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  2. Ser ensinada cedo, mas dum modo total para todos, porque se é só para alguns, à experiência, como disse ontem Crato, torna-se contraproducente. Já expliquei acima as razões porque me parece perigoso fazer experiências a este nivel. Penso que há muitas canções portuguesas agora a serem divulgadas, mas infelizmente são do genero pimba, muito más e perniciosas para a verdadeira música.
    Bjo

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  3. Só para completar a minha ideia. Ensinada desde cedo e para todos igualmente.
    Um abraço.

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  4. De boas intenções está o Inferno cheio...

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  5. Pois, Madalena, mas o problema é que as pessoas vêem o ponto de vista dos alunos e eu vejo o problema do ponto de vista dos professores e até do ME.

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